FASCINANTE

06/10/2017

O DIA DAS CRIANÇAS PODE SER DIFERENTE

Vamos bem entender como pode e deve ser o tal do Dia das Crianças... 
A coisa não é só festa... Tem muita coisa pela frente, com coisas que devem ser observadas e cuidadas...
Ósculos e amplexos,
Marcial

O DIA DAS CRIANÇAS PODE SER DIFERENTE
Marcial Salaverry

Finalmente... Está chegando o Dia das Crianças, sempre aguardado com ansiedade pelas crianças, pelo menos. Esta, é uma data em que todos se lembram dos presentes que devem ser dados às crianças. E tome brinquedos, roupas, doces, e coisas assim.  Na realidade, não são esses os verdadeiros presentes que as crianças precisam receber.

Vamos falar do que é importante para as crianças receberem de seus pais, e do que é necessário para ser um pai de verdade...
Realmente, biologicamente é fácil ser pai, para tanto basta fazer a parte correspondente ao homem no ato sexual, e pronto, já se está capacitado a ser pai. Além disso, é dar a ajuda material que a mulher necessita para que nada lhe falte durante esse período tão lindo e importante de sua vida, e até mesmo alguns carinhos, pois  a futura mamãe não tem a mesma atração, pois começa a engordar...

Também faz parte de suas funções cuidar do sustento do filho, provindo-o materialmente de tudo que ele precisa, não deixando faltar nada,  para que ele nunca possa reclamar de que o pai falhou em seu sustento material, bem como procurar atender aos caprichos de seus filhos, atendendo-os em seus mínimos desejos, para que eles vejam que beleza de pai tem, que dá para ele tudo o que quer, mas talvez não dê o que precisa...

Para suprir a parte de carinho, de atenção, e principalmente daquelas conversas tão necessárias entre pais e filhos, é suficiente dar  um cheque e pronto, e para poder sempre dispor desses cheques, claro que se deve sempre pensar no trabalho, mesmo que isso implique em não acompanhar  direito as atividades dos filhos (afinal eles tem a mãe e a babá para isso...). E muito bem pagas, diga-se de passagem...

Se por acaso descobrir que seu filho faz um monte de coisas erradas,  procura entender tudo, e sempre aceita, passando a mão na cabeça dos filhos, dizendo que são coisas da vida, e que basta pagar os prejuízos que eles causaram a outras pessoas, e pagar suas fianças na policia. Afinal, pai é para cobrir todas as despesas dos filhos... Para que orientar no que deve ou não fazer? Isso é perda de tempo, e afinal das contas,  ele precisa viver, precisa aproveitar a juventude.

Bem, infelizmente tem muita gente que pensa realmente assim, e que realmente assim age. E depois, quando vê o filho enveredando por caminhos perigosos,  pergunta-se desesperado: "Onde foi que errei? Deus não existe, porque permite que um pai passe por essas coisas, apesar de tudo ter feito por seus filhos... "

Na realidade, o que foi que esse pai fez? Esqueceu-se das verdadeiras funções de um pai.

As verdadeiras e reais obrigações assumidas por quem resolve ter filhos, não são apenas as acima descritas, embora fique claro que a parte material é importante, claro que deve trabalhar para provir o sustento da família, pois para isso resolveu ter filhos, mas antes de tomar a decisão, deve-se pensar, meditar e ver se ambos, pai e mãe estão prontos para tanto.  Se realmente sabem a quanto deverão renunciar de suas vidas para poder dar uma boa e sadia educação aos filhos que pretendem ter, e ainda mais, saber que deverão passar noites em claro, saber que deverão reformular suas vidas, por causa dessa vida nova que resolveram criar.  Saber, enfim, das reais obrigação paternas, que são bem outras, bem diferentes daquelas descritas....

Além de suprir materialmente as necessidades, deverá sempre dar um suporte de fundo espiritual, emocional, pessoal. Deverá saber acompanhar as diversas fases da educação e da vida dos filhos.  Deverá saber orientá-los para a vida.  Deverá saber acompanhar sua vida escolar.  Deverá estar sempre pronto para dialogar com eles. Mesmo que esteja ocupado, deverá saber como é importante para os filhos saber que tem um canal aberto em casa para a orientação e aconselhamento tão necessário algumas vezes, deverá saber como é importante para os filhos, reconhecer algum erro cometido, e saber pedir desculpas quando isso acontecer, eis que, afinal, ser Pai, não é ser Deus, também é sujeito a erros.

É complicado pensar em tudo isso? Então pense antes de colocar filhos no mundo, já que, se não estiver perfeitamente cônscio de suas reais obrigação, não os tenha.

Filhos nunca podem ser considerados um estorvo pelos pais, afinal, não pediram para nascer, portanto, se os tiver, saiba deles cuidar.

Principalmente, não queira realizar-se através deles.  Não espere que os filhos realizem seus sonhos de vida. Espere que eles realizem os deles.  Apenas oriente-os, se estiverem em duvida.  Saiba o que dizer nessas ocasiões.  

Seria esse o real presente que as crianças deveriam receber em seu Dia da Criança, que na realidade, são os 365 dias e seis horas do ano. A devida atenção e o carinho de seus pais. Muito mais que presentes materiais, carinho e atenção são os verdadeiros presentes que as crianças precisam ganhar.

E assim, que esse Dia das Crianças seja realmente UM LINDO DIA, assim como os demais vindouros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário