FASCINANTE

22/07/2017

PARA SER UM "SER AMIGO", TEM DE SER AMIGO

Amizade é nosso bem mais precioso... Mas também devemos saber ser amigos...
Para um Ser Amigo, ser amigo, tem de realmente, ser amigo...
Osculos e amplexos
Marcial
PARA SER UM "SER AMIGO", TEM DE SER AMIGO
Marcial Salaverry

Temos de concordar que realmente não é fácil definir o que é ser um Ser Amigo.  Mas, amigo, na verdadeira acepção da palavra, ou seja aquele que poderemos considerar como alguém que nos dedica um sentimento de carinho que extrapola qualquer outro sentimento. Um verdadeiro "Ser Amigo", que saberá ser amigo em toda e qualquer circunstância.

Bem, certamente um amigo de verdade não será capaz de solucionar todos os problemas que tivermos, nem tampouco poderá eliminar todas nossas dúvidas ou incertezas, mas certamente será capaz de nos ouvir em nossos desabafos, ajudando-nos a pelo menos pensar em soluções, se as houverem. E a amizade só será completa, se houver reciprocidade de nossa parte quando a situação for inversa.

Um amigo não poderá mudar nosso passado, consertando nossos erros, nem acabar com nossos sofrimentos e dores, mas será capaz nos ajudar entender onde foi que erramos, para que os mesmos enganos não sejam reprisados. E isso é muito importante, pois nem sempre somos capazes de descobrir porque algo não deu certo.  Um amigo o fará, basta que saibamos escuta-lo, e que saibamos corresponder quando for nossa vez de ouvir.

Certamente não será amigo de verdade se nada falar para nos apontar um caminho errado que estamos trilhando.  Embora possa nos desagradar, saberá indicar o que nos poderá acontecer de mal, se insistirmos nesse rumo. E deveremos saber discernir sobre seus caminhos também, uma vez que reciprocidade sempre é exigível para a sobrevivência de uma amizade.

Nem sempre ele poderá evitar um tropeço nosso, mas poderá nos amparar quando nos ver caindo, amenizando o impacto da queda.  Poderá nos estender a mão para nos ajudar depois, ao invés de simplesmente balançar a cabeça, como que dizendo: “eu te avisei...” Nem sempre sabemos ouvir a voz da razão, e preferimos seguir nosso impulso.  E quando for a nossa vez, é lícito que ele espere a mesma atitude de nossa parte.

Um amigo pode não ser o responsável direto nosso êxito, por nossa felicidade, mas saberá dela compartilhar, regozijando-se com nossa alegria, da mesma maneira que iremos participar de suas vitórias, de sua felicidade.

Não poderá, certamente, tomar decisões por nós.  Contudo, poderá emitir sua opinião, poderá nos orientar em nossas dúvidas. Da mesma maneira deveremos proceder, quando a situação for inversa.

Com base na reciprocidade de nossa amizade, estaremos seguros de poder contar sempre com seu apoio e encorajamento, como certamente ele contará com nossa sustentação, se preciso for.

Com base na sinceridade do sentimento, mesmo que não possamos determinar nossos limites, de uma maneira total e completa, poderemos sempre dar-nos espaço mutuamente, possibilitando um crescimento.  Permitindo nossa individualidade.  Assim se vive com amizade, numa sociedade.  Sem tolher movimentos. Sem interferir diretamente.  Mas dando sinais de erros ou acertos.

Certamente por mais forte e sincera que seja uma amizade, certas dores não poderão ser evitadas. Nosso coração sempre estará sujeito a certos golpes inevitáveis.  Simplesmente um amigo leal poderá, quando muito, nos ajudar a recolher os fragmentos, colocando-os no lugar.

E assim deveremos agir, se for o seu coração que estiver despedaçado.  E se for o caso, choraremos juntos.  Sempre é melhor contar com um ombro amigo nessa situação.

Não interessa muito saber quem e o que somos, basta que possamos nos abraçar, em nome de nossa amizade, e saber que poderemos sempre contar com essa amizade como um bálsamo que nos ajudará a aliviar certas dores, mas que também poderá festejar conosco nossa alegria.

Agora, com a  certeza de nossa amizade, esquecendo quaisquer mágoas passadas, presentes ou futuras,  vamos imaginar um circulo, dando-nos as mãos, e vamos viver mais UM LINDO DIA, podendo repeti-lo a cada dia que virá...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário