FASCINANTE

03/07/2017

CERTAS "MANCADAS" QUE PODEM SER EVITADAS

Quantas vezes incomodamos, ou somos incomodados involuntariamente,
pois o que pode ser considerado algo inconveniente, é uma questão de ponto de vista.
Osculos e amplexos,
Marcial
 
CERTAS "MANCADAS" QUE PODEM SER EVITADAS
Marcial Salaverry
Podem ser chamadas de coisas da vida, o fato de por vezes sofrermos, ou mesmo tomarmos atitudes que podem ser consideradas inconvenientes, mas com certos cuidados, tais "mancadas" podem ser evitadas...
Como é algo sujeito a controvérsias, resta apenas definir o que pode ser assim considerado, pois a inconveniência ou não daquilo que se faz, é algo meio subjetivo, e não deixa de ser uma mera questão de ponto de vista. O que para alguns poderá ser considerado como não conveniente, para outros poderá ser algo muito natural.
Assim, é uma questão de sensibilidade, saber entender por exemplo que certas pessoas são sensíveis a determinados tipos de brincadeira, por exemplo. Então, se tivermos amizade ou consideração por essa pessoa, não nos custa nada evitar essas brincadeiras, ou piadas tidas como de mau gosto. Como nem todos são iguais, nem tampouco tem o mesmo nível de tolerância, são coisas que deveremos aprender a observar e a evitar com este ou aquele amigo, pois não é de muito boa política o tradicional "eu sou assim e quem quiser que me goste como sou", pois da mesma maneira que gostamos que nos respeitem, devemos saber respeitar certos gostos alheios. Salvo se quisermos viver sozinhos. Existe uma espécie de lei de boa convivência, que diz que o direito alheio termina onde começa o nosso, e o nosso termina onde começa o dos outros. Saber observar esses limites, denota bom senso e discernimento, além de ser sinal de uma boa educação.
Assim, não nos cabe determinar regras de conduta para nossos amigos ou familiares, com o tradicional "eu sei o que é bom para você". Ora cada um sabe onde lhe aperta o calo, vai daí que, não nos cabe determinar como alguém deverá conduzir sua vida. Poderemos sugerir, ou aconselhar, se nossa opinião for solicitada.
Ou então escrever um artigo sobre certos tipos de conduta, mas logicamente, não poderemos afirmar ser verdade absoluta, apenas indicar, qual poderá, dentro de uma determinada linha de conduta, ser uma atitude correta, ou não. Tudo é mera questão de ponto de vista, pois o que é certo para alguns, será errado para outros, e vice versa.
Algo que também pode ser considerado como atitude inconveniente, é o que muitas pessoas fazem quando julgam estar apaixonadas por alguém, e as perseguem com cantadas subjetivas ou não, mesmo sabendo que a "vítima" de sua perseguição está em outro relacionamento, e não deseja qualquer tipo de insinuação sobre possível romance.
Tal atitude chega a ser desrespeitosa. Ora, se temos interesse em alguém, é lícito tentar a conquista. Contudo, se o alvo de nosso interesse diz textualmente que não temos quaisquer possibilidades, o mais cabível é pedirmos desculpas pela tentativa fracassada, e nos limitarmos à condição de amigos. Novas tentativas já poderão ser consideradas como atitudes inconvenientes.
Quem já sofreu esse tipo de assédio, sabe que não é nada agradável sentir-se objeto de uma caçada amorosa. Ora, se já ficou claro que o único interesse que poderá existir é a preservação de uma boa amizade, convenhamos que é esse o caminho indicado pelo bom senso. A insistência, certo tipo de insinuações, poderão causar constrangimento, denotando mesmo falta de respeito.
Não é porque gostamos de alguém, que esse alguém terá a obrigação de gostar de nós. Vamos respeitar a individualidade e a vontade das pessoas, principalmente de pessoas amigas, isso, claro, se quisermos manter a amizade por muito tempo.
Penso que uma boa amizade é algo que não tem preço, e deve sempre ser preservada, mesmo que para isso tenhamos que abrir mão de um amor, que já se revelou impossível para nós. Insistir, para que?.

Respeitando o direito de todos, desejo-lhes UM LINDO DIA, esperando não haver cometido alguma "mancada" com esta crônica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário