FASCINANTE

10/07/2017

A VERDADE SOBRE O AMOR

Agora sim... Vamos compreender o amor... Ou não...
Essa é a verdade sobre o amor... Confirmar que nada se sabe sobre ele...
Osculos e amplexos,
Marcial

A VERDADE SOBRE O AMOR
Marcial Salaverry

Verdadeiramente a maior verdade que se pode dizer sobre o amor, é que jamais se poderá dizer que foi dito tudo sobre o amor para que se tente compreende-lo, já que sempre haverá alguma coisa a ser dita, sem que se chegue a conclusão alguma. Essa é a verdade...

Algo que pode ser afirmado, é que se pode amar de diversas maneiras.  Amamos alguém por sua beleza física, mas também se ama por sua beleza interior.  Amamos por sua bondade, e até apesar de sua maldade. É verdadeiramente incoerente esse tal de amor. Ama-se por causa de alguma coisa, ou por causa de nada. Simplesmente, ama-se.

Meu querido L’Inconnu deixou-me um pensamento muito interessante a esse respeito. Vejam:
"Saber admirar o belo na pessoa amada é saber amar... Saber perdoar os erros é saber amar ainda mais."
Com toda a certeza  é fácil admirar o belo.  O importante, contudo, é saber descobrir o que a pessoa amada tem realmente de belo.  Algumas pessoas têm o físico belo. Nesse caso, é fácil descobrir qual a beleza a ser admirada.  Porém só o físico não conta.  Para que o relacionamento perdure tem que haver “aquele algo a mais”. E é essa a beleza a ser descoberta.  É necessário que haja afinidades. 

A verdade é que não se pode sedimentar o amor calcado apenas na atração física. Tem que haver a chamada “atração interior”, e é esse o motivo que determina o prazo de validade do amor.
É necessário que se descubra e que se ame o interior da parceria. Assim, o relacionamento certamente será duradouro.

Os parceiros tendo a sensibilidade de saber “descobrir-se” estão sedimentando o futuro. A descoberta da verdadeira beleza de quem temos a nosso lado, é algo muito importante. E isso, é o saber amar de nosso querido guru. 

Temos que descobrir as qualidades,  saber cultivá-las, saber  admirá-las.  Não se esqueçam de que a vida a dois não é uma competição.  Não devemos “concorrer” com o parceiro (a) para ver quem é o melhor.  O que deve haver é um mútuo apoio.  Cada qual com suas virtudes, com suas belezas interiores ou exteriores, completando-se ao outro.  Sempre devemos elogiar suas qualidades, pois isso serve de estímulo, já que é muito bom sentir-se admirado por quem vive a nosso lado.

Mas é preciso lembrar que existe o reverso da medalha. Quando surgem os erros, as adversidades.  É exatamente nessa situação que o amor pode dizer a que veio, uma vez que a força da união está diretamente ligada à capacidade de absorção e superação dos momentos de crise, seja ela emotiva, financeira, ou de saúde.

Se formos condenar, ou criticar com severidade os erros de nossa parceria, sem sequer dar-lhe a oportunidade de defesa, estaremos ajudando a matar o amor, o respeito, e há que se considerar que erros sempre existirão.  Para minimizá-los e superá-los, deve sempre existir o diálogo e muito respeito, sempre considerando que é na compreensão que conseguimos superar nossas falhas.  E é a força do amor que pode ajudar a nos levantar, quando caímos.

Nunca se esqueçam de que a vida não é feita só de belezas e sucessos.  Temos que estar preparados para superar as intempéries, da mesma maneira que encaramos um dia de sol.  Com muita serenidade.  E é nessa capacidade de compreensão, é nesse perdão que se solidifica um verdadeiro amor, complementando o acerto de nosso pensador misterioso.

Finalizando, quero apenas, com o amor de uma sincera amizade, desejar a todos UM LINDO DIA, e que sempre se possa repeti-lo nos dias que ainda virão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário