FASCINANTE

04/04/2017

COM CERTEZA OS HOMENS DE VERDADE SABEM CHORAR

Acho divertido quando alguém diz
"macho que é macho não chora..."
Dizem, mas costumam chorar escondidos...
Osculos e amplexos,
Marcial
COM CERTEZA OS HOMENS DE VERDADE SABEM CHORAR
Marcial Salaverry

E na verdade, não só sabem como devem chorar quando as lágrimas querem aflorar, eis que conte-las poderá fazer mal para a alma, e assim sendo, algo que chega a parecer ridículo, é o velho e surrado chavão que diz que "macho que é macho não chora", talvez porque lágrimas sejam consideradas como sinal de fraqueza, e não passa de arma feminina para conseguir com que os homens façam coisas por elas.

Ledo engano ter esse pensamento retrógrado, pois quem assim pensa, certamente não conhece nada da alma humana, e que chorar não é sinal de fraqueza, mas sim, sinal de forte sensibilidade interior. Apenas as mulheres não mascaram tanto suas emoções, e as deixam aflorar. Guardar emoções é meio caminho para o stress e para o enfarte.

O homem atingido por certas dores, sejam físicas ou emocionais não só pode, como deve chorar, como uma forma de dar vazão a seus sentimentos. Por que não extravazar suas emoções? Por que esse raciocínio eminentemente machista? Lágrimas jamais afetarão a verdadeira masculinidade, podem mesmo reafirmá-la, pois assim ele estará demonstrando sua coragem.

Da mesma maneira que uma menina busca um colo, quando sente carência de carinho, de ternura, daquela doçura que só os afagos trazem, os homens tem seus momentos em que precisam disso tudo. Mas muitas vezes, apenas em nome de seu raciocínio machista, chega a repudiar carinhos que lhes são oferecidos, sendo muitas vezes rudes com filhos ou companheiras.

Os homens são guerreiros, consideram-se fortes e bravos, e, impávidos em sua fortaleza, julgam-se imunes às dores. Mas se atingidos em suas emoções, entregam-se e precisam ser consolados. É o instinto natural de qualquer ser vivo, de procurar ajuda em momentos de perigo, e procurar consolo em momentos de sofrimento, e não deve opor resistência aos apelos de sua alma, quando seu íntimo clamar por ajuda ou apoio, em nome de uma pretensa auto-suficiência, de seu machismo exacerbado.

Quando perde seu amor então, fica inconsolável, e seu lado guerreiro se esboroa. No fundo, apesar da capa de fortaleza, é frágil, e não resiste à dor da perda.

E então, chora, geralmente escondido, sozinho, por não querer que outros testemunhem sua “fraqueza”. Vencido pela dor em seu peito, não consegue mais carregar a espada que sempre foi o testemunho de sua virilidade, e entrega-se ao alívio das lágrimas, que não mais consegue controlar. Volta a ser criança, precisando de um colinho que o ampare. Mas o faz sozinho, por vergonha de mostrar a verdade de sua alma. Considera uma fraqueza inominável estar chorando, e procura se fechar em sua dor.

Existem outras situações em que o homem volta a ser menino. É quando vê seus sonhos caírem por terra, se ficar sem trabalho, e assim, sem condições de sustentar sua família, e então chora, qual menino desamparado. Sente-se infeliz, e chora em busca de consolo, ou pelo menos sua alma chora, pois seu machismo não permite admiti-lo.

Na verdade, chorar não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é sinal de que conseguiu vencer suas inibições e preconceitos, assumindo seu lado humano, sujeito às emoções que vem de sua alma.  Não há porque resistir, apenas em nome do antigo preconceito de que “homem macho não deve chorar”.  Se as lágrimas afloram, deixe-as seguir seu curso. Não bloqueie as emoções, pois poderá aumentar o sofrimento.

Com lágrimas ou sem lágrimas, o importante é viver sempre UM LINDO DIA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário