FASCINANTE

14/03/2017

FALANDO SOBRE TALENTO POETAL

Como estamos no Dia da Poesia, vamos ver
o que se pode dizer sobre os poetas...
Afinal, pretendo sê-lo também...
Osculos e amplexos, 
Marcial

FALANDO SOBRE TALENTO POETAL
Marcial Salaverry

Certamente é preciso fazer é uma homenagem a todos os escritores, poetas, jornalistas, e quem mais trabalhar com as letras (que não as promissórias...), porque afinal de contas são talentos nem sempre reconhecidos, e que se dedicam a alegrar a alma de quem lê seus escritos, e não importa quantos sejam, se agradar a uma pessoa, já justificou ter escrito alguma coisa...

É preciso reconhecer que decididamente uma das melhores coisas que tem acontecido na Internet, é a incrível explosão de talentos poetais.  São tantas e tantos que surgem, com os mais diversos estilos, que fica impossível conhecer a todos. Assim, vamos parabenizar a todos, pois todo aquele que resolve abrir seu baú e soltar seu talento, merece reconhecimento...

Além dos e das poetas, há que se ressaltar também os contistas.  Pessoas que de repente descobriram que podem "mexer"  com as emoções, com as fantasias.  Em alguns casos, conseguem deixar a ficção próxima da realidade, e vice-versa, e fica a dúvida se é apenas arte a imaginação de quem escreveu, ou se existe algum fundo de realidade, alguma recordação que lá está expressa.

Um dos grandes benefícios dessa "explosão talental", é que começa a despertar o gosto pela leitura em muitas pessoas que antes se limitavam a folhear jornais. E agora têm a oportunidade de, não só conhecer novos e brilhantes talentos, como também podem travar conhecimento com grandes nomes, que só mereciam uma tênue lembrança vinda dos bancos escolares, quando éramos obrigados a ler Bilac, Pessoa, Camões, e tantos outros, cujos textos são frequentemente transcritos, para deleite dos apreciadores da boa leitura.

A leitura desses textos nos leva a devaneios, nos faz sentir emoções que estavam guardadas, faz nossa imaginação trabalhar, e penso que a esses artistas, se aplica um pensamento de Albert Einstein, vejam se não estou certo:
"A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico...Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não possa devanear e ser empolgado por esse encantamento não passa, em verdade, de um morto." (Albert Einstein)
 
Esses artistas, poetas e escritores, na verdade, são místicos, pois lidam com o emocional das pessoas e, como frizou nosso amiguinho Einstein, uma pessoa que não consiga se empolgar com nenhuma obra literária deve estar morto, se não fisicamente, pelo menos espiritualmente.  Admito que alguém não goste de poesias ou poemas, os ache piegas e irreais.  Admito que, pelo contrário, alguém não aprecie contos, reais ou ficcionais, por achá-los inconsistentes.  É uma questão de opinião, de gosto pessoal.
Mas conseguir não gostar de ler nada, além do obituário dos jornais, fica um pouco difícil de aceitar. No fundo, todos tem um gosto literário, o que lhes falta é oportunidade de descobrir, além da preguiça mental para ler.

Reconheço que para pegar um livro e dispor-se a lê-lo, há que se ter uma predisposição para a leitura e esse é um hábito não muito difundido em nosso País, infelizmente.

Falta estímulo para nossos jovens começarem a ler.  Em sua grande maioria, tem preguiça mental, acham que pegar um livro é perda de tempo. E é exatamente aí que entra a Internet.

Existem sites voltados para a literatura, e existem para todos os gostos. Em alguns, encontramos lindos textos de autores famosos, obras já conhecidas por muitos, que nunca se incomodam de os reler.  Realmente, são autores cuja leitura e releitura  vale a pena.

Existem sites que se preocupam mais em "pescar" e lançar novos talentos.  E por vezes, ficamos realmente surpreendidos com a qualidade de autores novos, que só estavam esperando uma oportunidade para aparecer.

Enfim, é só navegar e se deleitar. Tem para todos os gostos.
Vamos à leitura.  Vamos prestigiar os escritores que queimam suas pestanas sempre procurando colocar algo para nosso entretenimento. Vamos reconhecer o talento desses artistas do teclado, cujo trabalho é bem completado pelos artistas da formatação, que sempre embelezam os textos com sua arte.

Fica aqui minha homenagem e minha gratidão a essa constelação de astros e estrelas, que são responsáveis por inesquecíveis momentos de deleite a todos aqueles que tem o bom  gosto de apreciar as coisas belas da vida. E aqui cabe um reconhecimento a quem se dedica a divulgar os textos que lhes caem às mãos. Escritores e formatadores, tem seu trabalho completado pelos divulgadores.

A TODOS, ARTISTAS E APRECIADORES, DESEJO UM LINDO E FELIZ DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário