FASCINANTE

24/02/2017

UM BOM DIÁLOGO PODE AJUDAR

Seja pela Internet, seja ao vivo e a cores,
os jovens apreciam um bom diálogo, desde que seja
um diálogo, em que possam dizer o que pensam...
E devem saber ouvir o que precisam...
Osculos e amplexos,
Marcial
UM BOM DIÁLOGO PODE AJUDAR
Marcial Salaverry

Nem todos entendem o real sentido da palavra "diálogo", que significa na verdade uma conversa em que todos os lados devem saber ouvir e poder falar... Acontece que já escutei muita gente falar que um diálogo com os jovens é impossível, pois os jovens não querem escutar os mais velhos, mas na verdade, apesar de muita gente pensar o contrário, os jovens apreciam dialogar com pessoas de mais idade, e claro, que nesse “time” estão incluídos seus pais. Apenas desejam que exista um diálogo, uma conversa franca e honesta, e não apenas um monólogo com frases do tipo "sei o que é bom para voce...", algo que jamais deve ser dito, pois é impossível que alguém tenha tal conhecimento, e ao invés de imposições desse tipo, o que realmente deve ser feito, é procurar apresentar os diversos caminhos que existem, para que o livre arbítrio de cada um, determine o caminho a ser seguido...
Empregando um termo mais de acordo, deve ser “um papo cabeça”, onde as coisas lhes sejam explicadas com clareza, onde os limites lhes sejam apresentados e explicados, onde eles possam ter oportunidade de apresentar, ao menos apresentar, seus pontos de vista, sugestões e desejos.
Enfim, querem ter oportunidade de dialogar de igual para igual, respeitadas as devidas proporções, algo realmente democrático, onde todos falam e todos escutam...
Sem dúvida alguma, a juventude hoje está vivendo uma fase um tanto quanto conturbada. Os contínuos apelos à sensualidade e à sexualidade fartamente explorados pela mídia, fatalmente confundem a cabeça de nossos jovens.
Se por um lado a família quer impor algumas regras de conduta, por outro, as músicas insistem em mostrar que o sexo é bom e gostoso, e deve ser aproveitado ao máximo, e que "é proibido proibir...". Não somente as músicas, como também novelas e filmes, e ainda tem algumas que fazem apologia das drogas, só pra complicar mais ainda a cuca dos jovens.
Nunca o sexo foi tão incentivado como atualmente. Existem programas em que os jovens falam abertamente que transam sem pensar muito em limites, e muito menos em usar a devida proteção, e na verdade, não é bem assim, nunca se pode confundir "liberdade sexual", com "liberalidade sexual". Transar pode ser algo normal e bom, mas se feito com os devidos cuidados, e com as pessoas certas. E não aleatoriamente como vem sendo praticado.

Um rapaz e uma moça conhecem-se, e no máximo, depois de duas horas já estão em um motel, ou simplesmente no banco de trás do carro (se couber). A coisa mais normal, hoje, é duas garotas de 13, 14 anos, e até menos, apenas procurando descobrir quem já "ficou" mais vezes, sem pensar bem como fica essa coisa de "ficar"...
Os riscos que envolvem tais atitudes são muito grandes para serem desprezados, em nome da "liberdade sexual". Não falo somente da AIDS, ou de uma gravidez indesejada, mas também da própria desvalorização da garota como pessoa. No futuro ela mesma sentirá os efeitos dessa liberalidade.
Fatalmente o tempo cobra tributos para o desregramento com que se leva a vida, quando as pessoas deixam que apenas os impulsos comandem sua vida, sem pensar nas consequencias que certas atitudes poderão lhe acarretar.
Os impulsos devem ser mais bem controlados. Se por acaso seus pais não tem um bom diálogo com vocês, procurem alguma ajuda especializada, que lhes possa dar uma boa orientação sobre o assunto. Procurem mostrar a seus pais o que pode estar acontecendo, e da necessidade que existe de um diálogo franco e honesto, sobre sexo, sobre drogas, sobre bebida e cigarro, e sobretudo, sobre tudo o que pode provocar efeitos daninhos para o organismo.
O sexo realmente é a explosão do amor, e justamente por isso, deve ser feito com amor, e quando há amor. Não apenas por instinto, por tesão. Ou simplesmente porque se deseja “ficar” mais vezes que suas amigas.

E, principalmente, nunca busquem o refúgio das drogas, que é um assunto muito sério, e que deverá ser analisado com muito cuidado e atenção, devendo-se sempre procurar ouvir quem pode aconselhar e orientar sobre o assunto.
O futuro é muito belo, a vida é mais bela ainda. Não joguem tudo por terra só por atitudes irrefletidas, por revolta contra os pais, ou mesmo só para satisfazer impulsos de momento.

Até uma próxima vez, e procurem ter UM LINDO DIA, não esquecendo que a palavra mágica chama-se DIÁLOGO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário