FASCINANTE

16/11/2016

QUANDO NOS ACOMODAMOS


 
Por vezes nos encontramos em uma situação meio desconfortável, mas preferimos
nos acomodar a ela, ao invés de tentar algo para modificá-la...
São coisas da vida e do ser humano...
Ósculos e amplexos,
Marcial


QUANDO NOS ACOMODAMOS NUMA SITUAÇÃO
Marcial Salaverry
   
São certas coisas que nos fazem pensar em certas circunstancias da vida, e com certeza uma coisa que pode se dizer, é o fato de ser muito interessante, a maneira com que a maioria das pessoas encara a própria vida. Existe um certo fatalismo com certos conceitos que "não se discutem", embora algo possa ser feito para que algo seja mudado, e que certamente irá modificar alguma coisa na vida...

Por exemplo, quantas vezes um casal que já não se entende mais, permanece junto "por causa dos filhos" , ou então porque "o que vão dizer os amigos, ou parentes", embora o entendimento entre ambos esteja periclitante, e esse comodismo impede que até mesmo possa haver um diálogo que poderia acertar a situação...
Também podemos lembrar que muitas vezes se permanece em um emprego, "só por causa da segurança", por medo do que poderia acontecer com uma mudança, que por vezes poderia melhorar a vida...
Por vezes, deixa-se passar oportunidades de grandes mudanças na vida "só para não ficar longe da família".
Esses ´pensamentos são conceitos que tendem a levar ao comodismo na vida. Na verdade, o que faz com que essas pessoas se apeguem aos conceitos, é uma certa covardia em enfrentar mudanças. Por medo do insucesso, não se vai atrás dos sonhos, do grande objetivo na vida. Existe uma frase cujo autor desconheço, que diz simplesmente, que "o medo de perder nos impede de ganhar."
E que grande verdade é esta. Assim, cada vez que nos surgir a pergunta: será que vai dar certo? O que realmente há que se fazer, é mudar o rumo da pergunta para: o que é preciso fazer para que dê certo? São situações que exigem uma ponderação e uma boa análise da situação, para aferir a viabilidade de certas mudanças.

Geralmente quando se chega a uma encruzilhada, não podemos perder muito tempo com indecisões. Um caminho tem que ser seguido, e quanto mais rápido, melhor.
Agora o que mais serve de entrave, são os velhos conceitos de vida, que costumam ser apresentados como "verdades absolutas", e ficam muito arraigados dentro do espírito de muita gente.
Outro tipo de "verdades absolutas" é aquele apresentado pelos pais que procuram determinar os destinos dos filhos, porque sabem "o que é melhor para eles". Ora, os jovens devem ser preparados para escolher seus destinos, ao invés de ter de seguir caminhos já traçados.
É uma diferença muito grande, entre orientar-se os filhos preparando-os para que eles possam escolher que rumo tomar na vida, seguindo seu sonho, sua vocação, ou simplesmente escolher que carreira os filhos devem seguir, "porque é melhor para eles".
Quem deve saber o que é melhor para eles, são eles mesmos, e são eles que devem definir o que pretendem seguir. Uma coisa é ouvir opiniões que possam ajudá-los nessa decisão, outtra coisa é simplesmente absixar a cabeça e fazer o que querem que se faça, abdicando de sua personalidade.
O principal é ter coragem para tomar decisões. Se serão certas ou erradas, o tempo dirá.  O importante, é tomá-las.
Bem como os amigos e parentes que adoram interferir na vida alheia, dando palpites, porque "eu só quero o melhor para você".  Não é por aí... Conselhos, opiniões, devem ser dados quando são pedidos, e não gratuitamente, como aliás, estou fazendo agora, contudo não estou dizendo que todos devem fazer assim, mas sim, sugerindo que todos devemos saber analisar a situação para resolver nossos caminhos...

Apenas desejo que todos saibam como fazer, para que cada dia seja sempre UM LINDO DIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário