FASCINANTE

10/11/2016

GOSTOSO É SABER SENTIR-SE FELIZ

 
Na realidade, para ser feliz, é preciso saber sentir-se feliz...
Sobre felicidade, pouco se pode dizer, mesmo que sobre felicidade...
Na verdade, é preciso sabe-la viver, com felicidade...
Osculos e amplexos,
Marcial

GOSTOSO É SABER SENTIR-SE FELIZ
MARCIAL SALAVERRY

Nem sempre conseguimos "sentir-nos" realmente felizes, por não sabermos captar o que é a essencia da felicidade, assim, durante toda nossa vida sempre estamos querendo que nos sobre felicidade, e esse é um assunto sobre o qual sempre é bom falar, embora sobre felicidade, pouco há que se dizer, mesmo que sobre felicidade, pois apesar de sobrar, não conseguimos bem captá-la.

A felicidade é um tema que já foi cantado em música, em prosa ou em verso. Todos conhecem e sabem dizer como ser felizes, mas poucos conseguem sê-lo, pois na prática a teoria é outra, eis que na realidade, o que falta para saber ser feliz, é ter consciência de que a conditio sine qua non para conseguir esse objetivo, é estar em paz consigo mesmo, uma vez que ninguém que se sinta atormentado por algum problema, poderá sentir-se realmente feliz, e assim, certamente poderão argumentar então, que ninguém poderá ser feliz, pois não existe pessoa no mundo que não tenha algum problema, por menor que seja, e essa é na verdade, uma das realidades da vida...

Concordo que problemas todos tem, contudo, o que difere de pessoa para pessoa, é a maneira de encarar esses problemas, pois temos que os procurar resolver, tendo a cabeça fria, mantendo tudo sob controle, sem nos atormentar sobre como obter essa solução, mesmo que a coisa aparente estar feia demais, pois dessa maneira, além de facilitar uma possível solução, não estragará nosso dia, mantendo nosso ânimo sob controle, uma vez que não podemos permitir que o problema fique maior do que realmente é, para que não fuja de nossa perspectiva.
Claro que não é fácil chegar a esse ponto de equilíbrio, pois se o fosse, a vida não teria graça, já que todos seriamos felizes, e a busca estaria encerrada, e além disso, nossa vida não teria muita finalidade, pois todos estando felizes e satisfeitos, ninguém precisaria lutar por nada na vida. Daí, pode-se deduzir que a vida no tão decantado Shangri-lá, seria um porre total...

O verdadeiro prazer na vida é essa eterna busca pela felicidade, com cada qual a buscando por seus próprios meios, cada qual seguindo um ideal de vida, cada qual procurando a melhor maneira de viver, quando alguns mais ambiciosos, tem mais dificuldade em chegar em seus reais objetivos, pois sempre estarão procurando chegar mais alto. Jamais estarão satisfeitos, não se permitindo chegar a essa felicidade, por não conseguirem atingir sua paz interior, sempre atrapalhados pela ambição pessoal, enquanto que outros, desprovidos de tanta ambição, igualmente não se sentem felizes com o que tem, pois em seu íntimo querem mais, apenas lhes falta o espírito de luta, a vontade de partir em busca de seus objetivos. Acomodam-se, mas ficam invejando aqueles que subiram. Também não conseguem sua paz interior, pois se sentem frustrados com o que conseguiram da vida. Esquecem de que na verdade o que não tiveram na realidade, foi decisão para tentar algo mais.

Assim sendo, o ideal é o ponto de equilíbrio entre ambos. É saber dosar suas ambições dentro de suas possibilidades, ou dentro de suas reais necessidades. É traçar objetivos coerentes, e saber desfrutar a vida quando tal objetivo for alcançado, sem aquele desejo de ter sempre mais, a cada degrau subido. É saber aproveitar a vida, procurando então realizar algum sonho que estava lá no fundinho do baú, atingindo assim o ponto de felicidade que lhe permita olhar no espelho, e dizer que ama profundamente quem está diante de si, porque é uma pessoa que conseguiu superar os maiores obstáculos que teve na vida, sem jamais perder o ânimo, que soube passar pela vida sempre tratando as pessoas com consideração e amizade, sem olhar para posição social de quem quer que fosse.
Enfim, alguém que soube viver e que não foi apenas mais um que passou pela vida, mas que saberá deixar marcas de amizade em sua trajetória.

Pode não ser fácil ser feliz na acepção da palavra, mas fácil será saber sentir-se feliz, basta que saiba amar-se, que saiba amar a outrem, e, principalmente, que saiba ser amado. Que saiba respeitar e fazer-se respeitar. Que saiba ser amigo, que saiba ter amigos, que mereça receber amizade de alguém, e sobretudo, que não deseje o mal de ninguém, e que não faça ninguém lhe desejar mal.  Saber respeitar quem dele não gostar, bem como saber respeitar a quem não gostar.  Não se pode querer unanimidade.  Saber entender que ninguém é dono da verdade.  Na verdade, cada qual tem a sua verdade.  São pontos de vista que devemos saber observar, se quisermos que os nossos também o sejam.
Não é fácil, nem é difícil... Basta querer realmente... E um bom início, sempre será tendo UM LINDO DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário