FASCINANTE

03/10/2016

DIA DA SECRETÁRIA

Embora com algum atraso, porque estou sem uma secretária
que me alertasse da data, desejo reeditar este texto para
prestar esta homenagem, ainda que tardia, com este texto
escrito para o Dia da Secretária em 30/09/2005...

"Às secretárias e secretários, webmasters e webdesigners,
dedico esta crônica, com meus mais sinceros parabéns,
e meus mais cordiais
Osculos e amplexos,
Marcial"
DIA DA SECRETÁRIA
Marcial Salaverry

Secretária, claro, é a funcionária que secretaria o chefe.  Sempre será considerada o braço direito, se o chefe não for canhoto.
Geralmente tem que ser uma funcionária da mais estrita confiança, pois sempre estará lidando com a maioria dos segredos de uma firma.
Precisa ser competente, pois muitas das decisões dos chefes dependem da qualidade de seu trabalho, pois são as secretárias que geralmente preparam os planos de trabalho, montam os esquemas das reuniões, e ainda por cima precisam consertar as inevitáveis mancadas cometidas durante as reuniões.

Sempre fui testemunha da importância de uma secretária competente, e presto uma homenagem particular à mui querida Teresinha, que por mais de 20 anos foi secretária dos diversos chefes de venda que tive durante meus anos de vendedor da Bayer. À sua eficiência  podemos creditar grande parte do sucesso daquela equipe de vendas, e foi uma das melhores equipes com as quais trabalhei...

Se alguém conseguir fazer esta mensagem chegar até ela, agradeço.  Sempre a cumprimentei neste dia, e gostaria de fazê-lo novamente.
Homenageando a tão querida e saudosa Teresinha, estendo a mesma homenagem (ou seria mulheragem?) a todas as secretárias. Não tenham dúvidas crianças, sua eficiência sempre será reconhecida.  Grande parte do êxito de uma firma depende da qualidade de seu trabalho.

Desejo prestar uma homenagem muito especial às secretárias dos poetas e escritores que colocam seus rabiscos nos monitores espalhados pelo mundo.  E elas são as webmasters e webdesigners que transformam as letras de um poema, em uma obra de arte poetal.
É preciso reconhecer a importância do trabalho dessas secretárias, pois, da mesma maneira que suas “colegas” são responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos de uma firma comercial, elas se encarregam de embelezar e dar um toque artístico, complementando de maneira fantástica o trabalho do poeta.  É preciso ter sensibilidade e competência, para a escolha do fundo e da mid adequadas ao poema.  É preciso competência e senso artístico para dar aquele toque definitivo que irá chamar a atenção dos leitores.  É preciso, finalmente, conhecer a alma do poeta, para adequar a formatação à idéia que será passada pelo poema.
Convenhamos que elas realmente são secretárias e da mais alta competência.

Neste Dia da Secretária, presto esta homenagem às webmasters e webdesigners da Internet, que são as mais lidimas representantes da arte poetal. 
À sua competência, profissionalidade e alto grau de sensibilidade artística muito devemos nós, poetas e escritores.

Cabe ainda um apelo.  Devemos respeitar seu trabalho, prestigiando-o devidamente, dando-lhes sempre os devidos créditos. E, principalmente respeitando a originalidade de suas formatações, não as destruindo em eventuais repasses. São obras de arte, e como tal devem ser tratadas. 
Da mesma maneira que se deve respeitar o autor do texto, devemos respeitar o trabalho artístico das mui queridas secretárias (e claro, secretários também, pois temos excelentes profissionais masculinos), jamais os alterando.  Acreditem, são artistas de grande competencia que  encaram suas formatações como filhos queridos.
Dedico um beijo no coração de todas as secretárias, e que continuem secretariando com a mesma eficiência de sempre, e que este, seja em suas vidas, mais UM LINDO DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário