FASCINANTE

24/08/2016

A FORÇA DA NATUREZA



























 Este texto foi publicado em 04/2001, após uma forte ressaca nas praias de Santos.
Como neste fim de semana tivemos uma nova e forte ressaca, com alguns efeitos
devastadores, aproveito para reeditar a Cronica, lembrando que houve algumas modificações, principalmente no que diz respeito a datas.
Ósculos e amplexos,
Marcial

 Neste fim de semana, aqui na minha linda Santos, tivemos uma demonstração especial da força da natureza.  Fomos brindados pelo espetáculo da ressaca marinha.
Não sei o que foi que o mar andou bebendo, mas que a ressaca foi brava, realmente foi.
Para quem não conhece Santos, nossa praia tem uma largura superior a 100 mts (calculando-se entre o calçadão e a "linha" do mar quando em maré normal).
Nesta ressaca o mar "varre" toda essa extensão, chegando a avançar até a avenida da praia (considerando-se que o "calçadão" dos jardins tem uma largura de 20 mts aproximadamente), proporcionando-nos um espetáculo de rara beleza.
O choque das ondas furiosas contra o paredão dos canais, contra as pedras de proteção do Emissário Submarino (também conhecido como bostoduto...) é algo para encher os olhos dos observadores privilegiados. Quanto as ondas começam a se reunir ainda ao largo, já dá para antever até onde chegará o mar.   E os mais prudentes procuram os locais mais seguros para apreciar o show, longe da fúria das ondas.
Elas, quando chegam, "varrem" tudo.  Qualquer coisa que estiver no caminho, será implacavelmente arrastada.
Desta vez, a coisa foi feia mesmo.  Não é incoerência.  Se a beleza do espetáculo da fúria das ondas em choque contra os obstáculos é algo maravilhoso de se ver, temos que convir que existe o reverso da medalha, considerando-se os estragos que essa beleza provoca.
Digamos que é o mesmo estrago que uma amante linda e cara provoca na conta bancária de seu "coronel".
As muretas de proteção dos canais de escoamento de águas pluviais (para quem conhece Santos, são os canais de 1 a 7) foram arrancadas pelo mar, que trouxe tanta areia para a avenida da praia, provocando até a interrupção do transito, para que as escavadeiras pudessem remover a areia deixada pelo mar.(Hoje, essas muretas estão bem reforçadas e não são mais arrancadas...)
Contudo, é um espetáculo belíssimo... As ondas já começam a se formar em alto mar, que está super agitado. E elas vem chegando... As primeiras, já vem "varrendo" tudo, chegando até o calçadão.  Quando principia o refluxo, outras já vem chegando... O choque das forças contrárias já é um show à parte, com a água espirrando bem alto.
Essas outras parecem estar com força redobrada pela luta anterior, e chegam ainda mais longe. Quando voltam, parece uma calmaria. Acabou tudo, o mar está lá embaixo.
Mas novas ondas se formam, e  recomeça o espetáculo...
Quando a maré alta atinge seu ponto máximo não há quem resista.  Alguns mais afoitos chegam um pouco mais perto, e tomam um lindo banho quando as ondas chegam.
Esse fenômeno acontece esporadicamente aqui em Santos. Moro aqui já há 35 anos,(agora, são mais de 50) e ainda não me cansei de assistir ao show que nos é proporcionado pela sábia Mãe-Natureza.  A cada ressaca, sempre corremos para a praia para apreciar este belo show gratuito, que realmente vale a pena.  Por mais que tente, jamais conseguirei descrever a grandiosidade do espetáculo.  Só quem já viu é que me entende.
Não resisti, tive que comentar com meus amigos e amigas sobre isso.  Sou o maior admirador que existe das belezas da Natureza.  E sempre vale a pena, apesar dos contratempos que acontecem...
A maré atingiu seu "pico" máximo por volta das 13 hs. A quantidade de areia trazida pelas águas é enorme.  Os jardins da praia estão cobertos de areia e do sal deixado pela água do mar.
Estou com pena das "margaridas" amanhã.  O transbordamento dos canais causou inúmeros transtornos para a cidade.  O problema é que a maré alta vai chegar novamente durante a noite, atingindo seu "pico" por volta de meia noite, 1 hora.
E é aí que mora o perigo.  Geralmente a maré noturna é mais forte.  Experimentei jogar uns quantos comprimidos de Engov para ver se cura essa ressaca brava, mas não sei não...
Bem crianças, obedeçam-me, tendo UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry  -  04/2001

3 comentários:

  1. Bom dia Narcial
    Adorei a natureza anda brava né?
    Beijokas
    Juçara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o mar anda bebendo muito, e dá essas ressacas bravas...:))
      Na Ponta da Praia foi feio mesmo, e também no Gonzaguinha em São Vicente...
      Beijos sem ressaca,
      Marcial

      Excluir
  2. Bom dia Narcial
    Adorei a natureza anda brava né?
    Beijokas
    Juçara

    ResponderExcluir