FASCINANTE

12/02/2016

PARA SER UM CASAMENTO PERFEITO


Não é preciso pensar muito para que se possa afirmar que existem diversas maneiras para que um casamento seja considerado perfeito, mesmo porque há que se considerar ainda que nos dias de hoje, basta que os parceiros vivam juntos para que possam se considerar casados.
Mas, modernismos à parte, vamos considerar o que pode ser chamado de casamento perfeito, e que na teoria, é aquele casal que mantém um relacionamento estável, que vive junto, sem maiores brigas ou discussões. Mas será que realmente vivem em harmonia, ou apenas mantém as aparências, ostentando uma fachada de amor e carinho, mas no recesso do lar não é bem assim. Podem existir insatisfações sufocadas, e estas são as mais perigosas, pois quando vem à tona, arrasam com tudo.
Assim sendo, nem sempre o fato do casal estar junto, quer dizer que exista ainda o mesmo carinho, o mesmo amor dos primeiros tempos, pois há que levar em conta que existem alguns fatores que podem determinar essa espécie de cisão interna, e um deles ocorre quando uma das partes (geralmente a mulher), sofreu uma espécie de amputação de sua personalidade, para ser adaptar à personalidade de seu companheiro. Essa anulação, sendo mantida por muitos anos, poderá causar muitos problemas para o futuro.
Por vezes, após alguns desentendimentos, diz-se que para tudo pode se dar um jeito, mas não é bem assim, pois um amor para ser verdadeiro tem que haver un entendimento perfeito, e não é apenas o fato de casar na igreja e cartório. Certamente não é apenas isso, pois ambos tem que se encaixar, precisam entender que é uma parceria, e o que é uma real parceria, o que acontece quando os dois devem ter os mesmos direitos, e os mesmos deveres.
Na realidade, um casamento é algo como uma junção, mas como somos seres humanos, é difícil haver um encaixe perfeito, sendo imprescindível que haja uma adaptação mútua, precisando que ambos saibam aparar eventuais arestas, para que possam ajustar-se adequadamente um ao outro, eis que só assim haverá o encaixe... E com muito amor, carinho, amizade, cumplicidade com certeza estas duas peças, homem e mulher, vão se casar de verdade. Assim, dificilmente vão se separar, mas a grande verdade é que muitas vezes o homem se esquece de fazer sua parte, obrigando a mulher a adequar-se à vida dele, fazendo com que ela fique completamente podada, omitindo sua personalidade, para se encaixar na vida dele como uma luva...
Ocorre que um dia ela se cansa por algum motivo, e a infidelidade é um deles. Então se rebela, quer começar a ter também seus direitos, e viver sua vida, e ele fica perguntando “o que poderá estar faltando pra você? Você tem tudo que uma mulher precisa", mas não é bem assim,
pois pode se ter tudo o se precisa materialmente, mas fica faltando o mais importante, como o carinho, o direito à vida, o respeito pela condição de ser humano, e então pergunta-se onde fica tudo isso...
O triste é chegar à conclusão de que essa é a verdade, pois
quando existe essa anulação, esse acomodamento pode acabar surgindo uma revolta interna, que poderá provocar uma revolução que poderá acabar com tudo, prevalecendo o direito a uma vida total, e o tal do machista fica sem saber o que fazer, pois pode perder aquela companheira de tantos anos, apenas porque não soube adequar-se às necessidades, aos direitos dela.
Infelizmente essa maneira machista de pensar ainda predomina, pois o homem não percebeu ainda que ele tem mais condições de ser homem caminhando lado a lado com a parceira, do que a subjugando, seja pelo físico, seja pelo financeiro. É muito mais interessante e gratificante, termos a nosso lado uma companheira que está conosco por nos amar com sentimento, com carinho, dentro de sua personalidade, do que termos alguém que vive conosco, por não sentir-se em condições de viver sozinha, ou então por causa dos filhos, ou mesmo apenas por aquele velho e superado conceito do “ruim com ele, pior sem ele”.
Sempre é tempo de rever velhos conceitos, de uma adaptação á vida. É preciso haver basicamente um respeito mútuo entre os parceiros. Não pode e nem deve haver aquela sensação de predomínio, do quem manda em casa.
Uma das expressões mais rançosas que sempre escutei maridos machistas falarem, foi a tradicional: “Mulher minha não faz isto ou aquilo... Só faz o que eu quero.”
Um dia a casa cai, crianças, e quando a “mulher tua” acordar, as consequencias poderão ser desagradáveis, pois aí então ela será apenas dela...

Esperando que que este "Bom Dia Crianças" possa trazer alguma luz, abrindo margem para algum entendimento, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário