FASCINANTE

17/01/2016

O CIÚME SEMPRE ATRAPALHA A VIDA

Costuma-se dizer que o ciume é sinal de amor...
Dificilmente quem é objeto
do ciume de alguém pensará assim...
Osculos e amplexos,
Marcial
Certamente, quando se aborda um tema que mexe com os sentimentos das pessoas, existe alguma reação, contra e a favor, o que é lógico e normal, pois sempre haverá opiniões divergentes e convergentes sobre o assunto.
Assim sendo, sobre o ciúme por exemplo, há que se destacar com muita lucidez, as principais facetas desse sentimento que destrói tantas relações, chegando muitas vezes à obsessão mais destrutiva possível...
Na realidade, pode-se considerar que o ciúme, é inveja do amor, pois quem entra na paranóia do ciúme, realmente não ama de verdade. Quer é ser dono do outro, quer ter todo o controle sobre, não só o corpo, mas também sobre o pensamento, como se fosse possível controlar o pensamento de alguém...
As pessoas ciumentas julgam ter o poder de penetrar no pensamento de suas "vítimas". Por isso sempre estão vendo traições nas relações mais inocentes. O simples fato de ver o parceiro conversando com alguém, já é motivo para desencadear uma cena de ciúme, que por vezes, chega a ser violenta. Vê maldade em tudo. Vê duplo sentido nas frases mais inocentes. Sua imaginação sempre o está levando às mais torpes intenções em qualquer gesto. Basta um simples olhar e já imagina sinais de encontros fortuitos. Com essa desconfiança toda, realmente é impossível aguentar uma pessoa ciumenta.
O ciume excessivo leva a desconfiar que sua parceria ama outro alguém, e não admite isso, sentindo inveja desse amor. Na verdade, pode-se amar outras pessoas, sem que se possa falar em traição. Se a relação com o parceiro é linda, não haverá motivos para traição, pois esse outro amor pode ser administrado, pode ser um inocente amor de amigos, nada além disso, já que "amizade", é um sentimento muito lindo, e essa relação tem que ser consentida, pois é importante para todos ter boas amizades em seu redor, mas isso é algo que o ciumento não consegue aceitar, julgando-se o dono absoluto dos atos e pensamentos de sua parceria. Vê segundas intenções em tudo e em todos. Não acredita que possa haver uma relação de boa amizade. Um simples aperto de mãos já passa a ser um código secreto. O que ocorre na verdade, é que não é da parceria que desconfia, é de si proprio, pois para que haja a traição, certamente o ciumento estará se julgando inferior na comparação. E realmente, se inferioriza, devido à falta de auto confiança. E assim vai infernizando a vida de todos.
É preciso sempre nos cuidarmos, confiando em nós mesmos, na beleza que é desfrutar de nossa companhia, para assim confiar no outro, que certamente jamais pensará em deixar alguém tão agradável como nós.
Interessante que a maior parte das pessoas acha que ciúme é sinal de amor, quando na verdade, é o assassino do amor. E por assim julgá-lo, deixam esse sentimento crescer, chegando muitas vezes a incentiva-lo, como se fosse prova de amor, daí a tendência de se absolver os autores de crimes passionais, principalmente se a vítima for mulher...
Essa questão de se julgar os famosos "crimes de honra", como que justificando o fato de alguém matar um seu semelhante só porque foi traído, é algo que beira as raias do absurdo. Como se o ato de tirar a vida de alguém possa ter alguma justificativa. Só existe duas condições em que a Justiça (pelo menos a dos homens) pode relevar o ato de se tirar a vida de alguém... A legítima defesa da própria vida, e durante a guerra.
Mas, "matar "por amor", na verdade, é algo inconcebível, uma vez que quem ama, nunca pode matar. Se houve traição, só existem dois caminhos, ou o perdão, ou o fim do relacionamento, mas nunca matar. Em que mundo vivemos?
Realmente é muito difícil a convivência com uma pessoa ciumenta, pois elas sempre conseguem infernizar a vida, não só dos parceiros, como de todos, com suas suspeitas descabidas. E se as suspeitas forem reais, então é hora de repensar seu relacionamento, pois algo nele vai errado. Está faltando amor de um dos dois lados, ou de ambos, pois se realmente houvesse amor, não haveria um ciúme exagerado, que denota uma total falta de confiança, em si, e na parceria. Nesses casos cabe o famoso "vamos parar o mundo, e ver o que está acontecendo" . Tem que haver muito diálogo, para acertar-se a situação, de uma ou de outra maneira, mas nunca pela violência.
Basicamente, é necessário amar-se muito e ter muita confiança em si próprio, e esse é o primeiro grande passo para uma boa convivência.
E para nossa boa convivência, desejo a todos UM LINDO DIA, nunca sendo demais lembrar uma pequena grande frase que encerra uma das maiores verdades da vida:QUEM AMA, CONFIA, não se justificando assim a existência do ciúme, que é o grande vilão, o real "assassino do amor".

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário