FASCINANTE

26/11/2015

DESCOBRINDO A FELICIDADE

Compositores, poetas, prosadores, já tentaram definir
o que é FELICIDADE, e a conclusão a que se pode chegar,
é que a felicidade está diretamente vinculada ao amor.
Só quem tem dentro de si a centelha do amor, e que sabe
espalhar esse amor pela vida, pode considerar-se como
alguém realmente feliz...
Ósculos e amplexos,
Marcial

Certamente depois do amor e da amizade, o tema mais debatido é a "busca da felicidade", e assim, muito se falou sobre o que vem a ser a "FELICIDADE", e o quanto ela é difícil para ser definida, devido estar vinculada às satisfações pessoais, e isso é algo muito individual. Cada qual é feliz à sua maneira.
Certamente todos entendem que realmente é muito difícil alguém "Ser" feliz o tempo todo. Sempre contratempos surgem, empanando essa felicidade total e completa. É preciso que a pessoa saiba quando "está" feliz, para poder curtir adequadamente esses momentos bons.
Existem momentos em nossa vida, em que atingimos nosso objetivo de felicidade, e devemos saber aproveitá-los, procurando torná-los muito duradouros. Isso, sim, depende de nós... Depende da maneira como encararmos a vida, e soubermos aproveitar esses momentos, sem perder muito tempo questionando sobre sua validade.
Não interessa saber o porque de estarmos sendo aquinhoados com nossa cota "felicital". Basta saber que a temos. E viver o momento bom. Não sabemos quanto tempo irá durar...
Felicidade muito tem a ver com o Amor. Aquele que ama, tem quase meio caminho andado para conseguir essa coisinha mágica. Se tiver esse amor retribuído, consegue chegar nessa outra metade. O restante do caminho, depende da capacidade para conseguir conservar ou não esse amor ao lado durante toda a caminhada.
A felicidade independe de bens materiais. Existe muita gente que tem tudo o que qualquer pessoa deseja, mas que não é feliz, pois não tem o principal dos bens, que é a capacidade de amar. Olha para toda sua fortuna com desalento, pois se é verdade que ela lhe trouxe todo o conforto material necessário para uma boa vida, não conseguiu lhe trazer o amor interior. Compra tudo que precisa, até o amor, mas não o Amor, e que não consegue instalar em seu interior aquela pecinha que liga a capacidade de amar.
E se não conseguirmos sentir essa coisa mágica, efetivamente fica difícil sermos felizes, pois na realidade, a felicidade plena só se consegue através do amor, principalmente o amor pela vida...
Ao longo de nossa vida, temos muitos momentos felizes, pequenas satisfações com que somos brindados pela vida, que rapidamente são esquecidas e se mostram de pequena importância, se não conseguirmos amar a vida. É justamente na aceitação das alegrias e das tristezas que mostramos nosso amor pela vida.
Igualmente, é quando sabemos enxergar as virtudes das pessoas a quem amamos é que mostramos nosso amor. Mas é também quando as amamos apesar de seus defeitos. É quando aceitamos que elas nos amem com nossas virtudes e defeitos. É quando apontamos os seus defeitos, e permitimos que nos apontem os nossos. Aí estamos caminhando para a felicidade de amarmos e sermos amados.
Li uma mensagem de Herman Hesse, que mostra muito bem isso. Vejam:
"A felicidade é amor, só isto. Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito. Mas amar e desejar,não é mesma coisa... O amor quer somente amar..."
Que pensamento maravilhoso. "O amor quer somente amar". É exatamente por aí. Amamos alguém, porque temos essa capacidade de amar. Se o amor for retribuído, tanto melhor. Mas se não houver essa correspondência, poderemos continuar amando essa pessoa. De outra maneira que não aquela que queríamos, mas tendo dentro de nós essa centelha de amor, que sempre dará algum calor à vida.
A felicidade, então, independe da fortuna, e também não está vinculada à beleza física, nem tampouco à saúde. Pois ainda que sejam muito belas, tenham boa posição financeira, e gozem de boa saúde, existem muitas pessoas infelizes, por não terem conseguido encontrar a centelha mágica do amor, por não terem conseguido encontrar quem as amasse, ou a quem amar. Muitas vezes, a oportunidade lhes surgiu, mas não souberam enxergar, por estarem muito ocupadas cultuando os bens e belezas materiais, esquecendo-se do espírito.
Não se esqueçam de uma coisa. Ao falar-se de Amor, não se deve referir somente ao Amor físico, que atrai duas pessoas, mas sim ao sentimento Amor Universal, que abrange todo o relacionamento interpessoal. Esse sentimento mágico que nos faz desejar apenas o bem às pessoas, independendo de serem nossos amigos ou não.
E é com esse pensamento, que desejo a todos UM LINDO DIA!

Marcial Salaverry
____

Nenhum comentário:

Postar um comentário