FASCINANTE

30/10/2015

NÃO TEMA QUANDO O TEMA É AMOR

Conquistar um amor, até que não é dificil...
Apenas, é preciso saber mantê-lo, depois...
Osculos e amplexos,
Marcial
(imagem Google)

Embora o amor seja sempre um assunto complexo, existem algumas verdades que podem ser ditas, assim sendo, nada temos a temer quando o tema é amor, e certamente vale a pena abordar esse tema, destarte vamos nos lembrar de algo que nos foi legado por Moliére, que traz alguma luz sobre o assunto:
"O amor é um mestre admirável que nos ensina a sermos o que nunca fomos; e muitas vezes, com as suas lições, muda completamente, num instante, os nossos costumes..."
Efetivamente, quando se é atingido por suas setas certeiras, mudam-se conceitos, mudam-se modos de vida, muda-se a maneira de pensar, de encarar a vida. Se for preciso, até a personalidade poderá ser mudada, bem como tudo o mais que possa ser mudado para que as coisas se "conjuminem". Muda-se até de cidade, de Estado ou de País, e principalmente de estado civil...
É verdadeiramente uma coisa muito mágica o amor, principalmente quando existe uma reciprocidade total e completa. Aí sim vale a pena fazer qualquer coisa por ele.
Quando amamos de fato, sempre procuramos ver os pontos de discordância com a pessoa amada, e procuramos ver o que se pode mudar para que haja uma coexistência pacífica. E é muito importante ver as coisas sob esse prisma, e isso é algo que pode ser acertado com um diálogo sincero e aberto.
Então, logicamente se alguém tem um estilo de vida digamos, muito liberal, gostando de saídas noturnas, e certos passatempos em que o conjugue não irá se sentir bem deverá, e obviamente será de seu desejo mudar alguma coisa, para criar um ambiente de cordialidade em casa, evitando-se áreas de atrito. Se o amor existe, e vale a pena, porque não mudar alguns hábitos, que poderão ocasionar desentendimentos futuros? Por que não abdicar de algumas noitadas pelo aconchego do lar, e da companhia da pessoa amada?
Para que um amor dê certo, vingue e dure bastante tempo, essas acomodações são necessárias. Quando se impõe mudanças, elas devem ocorrer. Ambos os lados devem ceder e mudar, em benefício do amor, e assim, se cada um ceder um pouco, poderá facilmente ambos chegarem a um lugar comum.
Na realidade, o amor nasce da atração entre duas pessoas, que se leram, ou que se viram, e se gostaram. Pronto, beleza pura, amam-se e serão felizes. Será tão simples? Lógico que não. Pois se fosse assim tão simples, lindo leve e solto, não teria graça nenhuma, seria até enjoativo...
Muito mais importante do que se conquistar o amor, é a sua manutenção. E esta só é conseguida com a convivência, que por sua vez depende do acerto de personalidades.
Cada um dos parceiros precisa ver no que é possível ceder e mudar, para que o acerto se verifique e assim, ambos os lados devem se acertar. Isso é muito importante, pois se apenas um dos lados cede, dá-se o domínio de uma das partes, já criando uma área de atrito permanente.
É importante saber entender que o amor é uma sociedade que se cria, e como tal deve ser tratada.
E quando se está vivendo um relacionamento de longa data, é gratificante olhar para trás, e chegar à conclusão de que foi possível estar nesse ponto, porque tiveram o discernimento, o senso de equilíbrio de fazer as mudanças necessárias em tempo hábil, e dessa maneira, o que os une é um amor real e verdadeiro, que superou todas as intempéries da vida, conduzindo-os a um ponto de equilíbrio, que só foi possível pelo respeito mútuo e pelo acerto das arestas e pontos de desgaste que surgiram no início do relacionamento.
As mudanças lembradas por Moliere possibilitaram isso.
Esperando que tais lembretes possam ser úteis a alguém, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário