FASCINANTE

01/08/2015

SEI QUE EXISTE O DIA DA AMIZADE

Pode não ser exatamente hoje o dia que se convencionou
dedicar à amizade, mas, na verdade, todos os dias
do ano podem ser Dia da Amizade.
Então que seja hoje.
Amizade não tem data nem hora, apenas ocasião,
e bom coração...
Osculos e amplexos,
Marcial
Uma verdade que precisa ser dita a respeito da amizade, é que a amizade, é algo muito nobre, e que merece atenção total. Aliás, até a palavra é simpática, gostosa de falar, melhor ainda de ouvir, e ainda melhor de sentir.
Na verdade, não existe nada melhor do que cultivar amizades, não custa nada, e faz bem à alma daqueles que sabem seu real significado.
Numa comparação de sentimentos, há que se salientar a grande vantagem da amizade sobre o amor, já que podemos ter muitas amizades, e não existe qualquer preconceito quanto ao sexo de nossas amizades, porém quanto ao amor, deve-se ter apenas um amor (um, de cada vez, pelo menos...) e quanto ao sexo de nossas amizades, embora em outros tempos houvesse um certo preconceito nesse sentido, hoje em dia aceita-se normalmente que exista amizade sem distinção de sexo, e hoje, até amores homossexuais já são aceitos, que dirá de amizades.
Sobre amizade, recebi de nossa querida amiga L'Inconnue, uma mensagem lindíssima que tenho a certeza ser de sua autoria mesmo. Vejam que jóia literária:
"Aquele que mantém dentro de si a luz do afeto, da amizade, jamais estará na escuridão."
Uma mensagem que é uma autêntica ode à amizade. Penso que ninguém discordará dela, pois a pessoa que consegue transmitir uma imagem amiga, sempre terá uma luz interior, que poderá iluminar não só o seu caminho, como também o de quem o desejar, mostrando sempre as coisas boas da vida.
Um dos preceitos básicos para a amizade, é ter sempre o coração aberto para ouvir os amigos, e não apenas eles, é respeitar os direitos básicos das pessoas, é ouvi-las quando estiverem precisando de um amparo. Se nada puder fazer para ajudar, pelo menos o ato de ouvir, já será de grande valia.
Permitindo-se ouvir o desabafo de quem está querendo falar, já estará prestando uma grande ajuda. E nesse ponto, quero mais uma vez fazer uma referência especial aos voluntários do CVV que, indiscutivelmente são os maiores amigos que existem, merecendo uma citação muito especial neste Dia da Amizade, pois apenas pelo fato de ouvirem desabafos desesperados, procurando palavras que possam consolar, ou ao menos amenizar o desespero daqueles que os procuram, já merecem ser parabenizados.
Não podemos nos esquecer de que são voluntários, estão lá apenas por serem espíritos dotados de um sentido de solidariedade comovente, e que sentem os dramas que lhes são relatados, vivenciam os problemas dos consulentes. Portanto, são amigos de primeira linha, razão pela qual devem ser lembrados com um carinho muito especial neste Dia da Amizade. Acredito que todos aqueles que já tiveram suas dores mitigadas por um atendimento de um desses anjos anônimos, estarão concordando comigo, e estarão juntos, enviando um bem apertado abraço àqueles que são os maiores símbolos de amizade que existe, os voluntários do CVV.
Existem muitas outras pessoas que se dedicam a espalhar anonimamente carinho e amizade, como, por exemplo essas pessoas que oferecem uma grande parcela de seu tempo para levar carinho e conforto espiritual aos enfermos nos hospitais, às crianças abandonadas, aos idosos que se encontram internados em asilos, muitas vezes abandonados à própria sorte por seus próprios parentes. Quer maior prova de amizade?
Não fosse a boa vontade, o sentido de amizade dessas pessoas de grande coração, esses desvalidos da sorte, ficariam sem saber que ainda existem pessoas no mundo dotadas de bom coração, dotadas de um sentido de humanidade tão desenvolvido, que não se importam em abandonar seu lazer e sua família por algumas horas do dia, dedicando-as a quem não tem ninguém para levar-lhes conforto espiritual.
Assim, quero dedicar este Dia da Amizade, àqueles que são realmente merecedores de aplausos e de homenagens neste dia, e peço a todos, que juntemos nossas mãos e dediquemos a esses verdadeiros anjos, um caloroso aplauso, e um carinhoso abraço, para que todos tenhamos, com os corações plenos de amizade, UM LINDO DIA.
Amizade: Faz bem ao coração. Use em doses diárias. Pode ser inclusive, uma overdose, sendo de amizade, só fará bem...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário