FASCINANTE

11/08/2015

NÃO É BOM TER MANIA DE SUPERIORIDADE

Todos nascemos iguais, do mesmo jeito... vivemos diferentemente...
alguns vivem bem, outros nem tanto e outros mal sobrevivem...
Mas o fim, como o começo é igual... o destino de todos é o mesmo.
Então, de que vale o orgulho? a soberba? Por que ter essa mania

de superioridade? Por que desejar ser melhor que os demais?
Infelizmente é uma verdade que precisa ser dita, mas que não deveria ser assim, contudo, existem pessoas que por terem maior bagagem de conhecimento que outras, julgam ser superiores, achando-se com o direito de menosprezar aquelas que, menos favorecidas, não dispõe do mesmo cabedal de conhecimentos, mas que nem por isso podem ser consideradas inferiores. Não podemos nos esquecer de que cada indivíduo, é um especialista em seu campo de ação. Que seria dos intelectuais, sem os eletricistas que permitem que nunca falte luz em sua casa? Que seria de todos nós, não fosse o ingrato trabalho dos garis? Então, eis a pergunta que não quer calar, será que alguém é melhor do que alguém? É uma interdependência total e completa, pois sempre existe alguém que complementa outro alguém. A grande verdade, é que ninguém é absoluto, pois todos sempre dependemos e dependeremos de alguém para alguma coisa.
Ninguém pode se julgar superior, absoluto. Eventualmente pode ter mais conhecimentos porque teve mais chances para estudar, mas nem por isso pode achar-se superior.
A propósito, recebi uma frase muito interessante, de autoria de Zálkind Piatigórsky. O nome é complicado, mas o pensamento é lindo:
"A luz não veio ao mundo para zombar das trevas, mas sim para iluminá-las"
Com certeza, é uma grande verdade, uma vez que essa é a atitude correta. Todo aquele que tiver mais "luz", deve procurar iluminar aqueles que não a tem, ao invés de menosprezá-los. A satisfação interior ao saber que estamos ajudando alguém a melhorar o nível de seu conhecimento é imensa,mesmo porque nunca podemos nos esquecer ainda, de que não somos detentores do conhecimento absoluto. Sempre existe algo que não conhecemos.
Exemplificando: um grande cientista, possivelmente não saberá consertar uma torneira. Então, apesar de todo seu cabedal de conhecimentos, ele vai precisar dos conhecimentos específicos de um humilde encanador, assim sendo, podemos dizer que tudo na vida é uma troca de conhecimentos. Assim sendo, antes de zombar de alguma pessoa que seja ignorante naquilo em que você é sábio, procure saber se seus conhecimentos são tão profundos, que dominam também a especialidade desse alguém.
Como é praticamente impossível ao cérebro humano absorver o conhecimento total, sempre devemos manter nossa humildade e, da mesma maneira que procuramos saber mais, também devemos dividir com os outros aquilo que sabemos, ao invés de nos vangloriarmos de nossos conhecimentos profundos sobre determinado assunto, tachando de ignorantes aqueles que não tem o mesmo grau de conhecimento.
Será que não existe alguma coisa que um humilde faxineiro nos possa ensinar? Não tenha dúvidas de que existe. Nem que seja uma lição de humildade. E essa, amigos, já é uma grande lição de vida que, se bem aproveitada, pode nos ensinar a viver melhor, pois poderá nos mostrar que o orgulho desmedido que muitas pessoas sentem por suas origens, por sua situação financeira, ou por seus conhecimentos, muitas vezes pode se virar contra elas, já que sua atitude acaba afastando muitos amigos, que poderão se cansar de certas atitudes prepotentes e as deixam sós. E de que vale o orgulho nessa altura dos acontecimentos?
Nunca podemos nos esquecer de que as pessoas mais humildes, que não tiveram oportunidade de estudar em boas escolas, aprenderam o que sabem, cursando a Escola da Vida, que é a melhor de todas as escolas, propiciando grandes ensinamentos.
Então crianças, o melhor a fazer mesmo é procurar dividir nossa "luz" com quem não a tem, ao mesmo tempo em que podemos nos iluminar um pouco com a "luz" que outras pessoas tem, e da qual somos carentes. Assim, ao mesmo tempo em que aumentamos nossa "área iluminada", "iluminamos" áreas alheias. Não lhes parece uma troca justa?
E assim, será muito mais fácil e gratificante lembrar de agradecer ao Amigão por nos proporcionar mais um LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário