FASCINANTE

28/08/2015

NADA MELHOR DO QUE UMA AMIZADE SINCERA

Realmente a Amizade, por ser algo que brota espontaneamente
de uma alma para outra, é o melhor sentimento
que nossa alma pode abrigar...
Osculos e amplexos,
Marcial
Certamente não existe nada melhor do que conseguir viver uma amizade sincera, pois este belo sentimento que é a amizade, é muitas vezes interpretado como amor, e não deixa de sê-lo realmente. Muito já se falou sobre Amor, sobre Amizade, sobre a confusão que muitas vezes se faz entre esses dois sentimentos que, de tão parecidos, chegam realmente a ser confundidos, pois ambos indicam um sentir de bem querer.


E assim, muitas vezes, por querermos muito bem a uma pessoa, julgamos estar amando, quando na verdade o que sentimos é uma profunda amizade, que pode ser o melhor caminho para se chegar ao amor. Aliás, pode-se pensar que a amizade quando vivida em sincera reciprocidade, pode ser um sentimento superior ao amor, pois não implica em nada mais do que gostarmos de uma pessoa desinteressadamente.


E convenhamos, não existe nada melhor do que alguém gostar de nós, independendo de nosso aspecto físico, ou se somos ricos ou não. Enfim, gostar pura e simplesmente, e apenas sentir prazer em nossa companhia, seja virtual ou real. Apreciar o papo, a companhia,
e com certeza, nada é mais gratificante, do que descobrir que somos capazes de despertar em outras pessoas sentimentos como a Amizade.


O grande ídolo das candidatas a Miss Qualquer Coisa antigamente, era Antoine du Saint Exupery, com seu badalado Pequeno Príncipe, que era o livro de cabeceira de todas elas, até das que não sabiam ler... Acontece que nosso querido Saint Exupery não escreveu somente o Pequeno Príncipe. Além de outras obras menos badaladas, também foi autor de frases muito bacanas, como esta:

"O verdadeiro amor começa quando nada se espera em troca. 

Sem qualquer sombra de dúvida, quando gostamos realmente de alguém, simplesmente gostamos e não esperamos conseguir qualquer vantagem com isso."


Isso se aplica principalmente com a mais pura expressão de amor, que é a AMIZADE.
Se alguém nos inspira confiança suficiente para que possamos considerá-lo como amigo,devemos estar prontos para partilhar de seus sentimentos. Dividir suas alegrias e tristezas.
Regozijarmo-nos com suas vitórias e procurarmos consolá-lo em suas derrotas. E assim como compartilhamos de sua alegria, procuramos confortá-los em seus momentos de dor, tristeza ou doença.


Tudo isso claro, sem esperarmos nada em troca, exceto que essa amizade seja retribuída na mesma proporção, pois qualquer sentimento que seja unilateral não é bom, e na verdade,
fica impossível gostarmos de quem não aprecia nossa companhia. Aí passa a ser masoquismo.
Por outro lado, se dedicamos amizade a alguém e esse alguém só está procurando explorar nosso sentimento para tirar alguma vantagem, ficamos muito frustrados se descobrirmos que estivemos sendo enganados durante algum tempo, sobre os reais sentimentos desse alguém.


É muito desagradável chegar-se à conclusão de que dedicamos nossa amizade a alguém que só tentava nos prejudicar, ou então que só visava algum benefício. A falsidade dessas pessoas faz muita gente acabar meio descrente na humanidade, mas não se pode generalizar
a esse ponto. Se uma pessoa burlou seus sentimentos, não se esqueça de que existem muitos outros amigos sinceros, prontos para escutá-lo e confortá-lo.


Enfim, nunca fica muito fácil definir-se a sinceridade dos sentimentos, porque a tendência do ser humano é mascará-los, já que admiti-los, por vezes, se confunde com admissão de fraqueza, e aliás, esse é outro ponto a ser abordado: Por que para muita gente é tão difícil dizer eu te amo, ou mais simplesmente, eu gosto de você. Muitas vezes percebemos esse sentimento em outras pessoas, que se recusam a admiti-los publicamente, e permanecem guardando isso em seu íntimo, e ficam tristes quando não conseguimos advinhá-los.


Por hoje, vamos ficando por aqui, procurando espalhar essa doença chamada AMIZADE para que todos possam ser contaminados. Esperemos que não surja nenhum antivírus para combater essa epidemia. Para tanto, SEJAM AMIGOS, TENHAM AMIGOS E QUE TODOS TENHAMOS UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário