FASCINANTE

04/08/2015

MANTENDO A JUVENTUDE DA ALMA

A inexorável marcha do tempo pode agir sobre o corpo, mas devemos saber preservar nossa alma de sua ação nefasta... 
Ósculos e amplexos, 
Marcial
Para manter a juventude da alma, não é preciso descobrir a famosa e tão procurada "Fonte da Juventude", algo que poderia ser um belissimo achado, pois realmente seria ótimo encontrar essa tão procurada fontinha, mas como seria apenas utopia, vamos entender que é impossível manter a juventude eternamente, (será que seria mesmo tão bom assim?), pois a marcha do tempo é inexorável, e ele vem chegando, e sem a menor cerimônia se apossa da juventude de nosso corpo e a leva embora.
Considerando esse fato, o que devemos defender com unhas e dentes, e não permitir que o tempo leve, é a juventude do espírito. Este não deve e não pode envelhecer, e nem tampouco envilecer, eis que enquanto conseguirmos manter nosso espírito jovem, continuaremos desfrutando a vida.
É evidente que não é fácil manter o espírito jovem, se o corpo envelhece e com esse envelhecimento arranja uma série de problemas, o que fatalmente abalará a força espiritual de qualquer pessoa, uma vez que realmente não é fácil acompanhar as limitações que a idade física vai trazendo, à medida que vai avançando. São as propaladas coisas da vida...
Li uma mensagem de Torres Pastorino, que dá uma bela idéia de como conseguir ganhar essa parada contra a inexorabilidade do tempo:
"Faça com que a juventude de seu espírito se irradie através de seu corpo, tenha ele a idade que tiver. Torres Pastorino
Exatamente esse é o ponto crucial. Manter a juventude do espírito e fazer com que ela se irradie. Claro que isso não vai acabar com todas as doenças e mazelas que o tempo nos legou, mas será de grande valia no combate em que deveremos estar empenhados, visando protelar seus efeitos, no momento que entendermos que para manter a juventude no espírito, devemos, inicialmente, aceitar o tempo. Não devemos tentar nos enganar sobre nossa idade. Assumamo-la. Os documentos sempre comprovam que ela vai avançando.
Mas, nunca devemos nos entregar à idade. Assumi-la é uma coisa, entregar-se a ela é outra. Nunca devemos aceitar que somos velhos, mas sim, que somos idosos.
Sempre devemos nos manter em atividade. Preferencialmente com pessoas mais jovens. Não para competir com elas, tentando provar que ainda tudo podemos. Mas sim, absorvendo o entusiasmo com que os jovens se dedicam às atividades (principalmente esportivas). Não devemos tentar mostrar qualquer tipo de superioridade, mas sim, que ainda podemos estar ativos, apesar da idade. Devemos sempre procurar atividades compatíveis com nossas condições. Não adianta forçar a barra.
Sempre adotar uma máxima muito interessante: "Idoso sim... Velho nunca..." Sabemos que o tempo passou, mas não nos entregamos a ele.
Atualmente existem muitas atividades direcionadas especificamente para a "Melhor Idade". É importante que as pessoas idosas não se transformem em velhos. Procurem descobrir o que sabem e podem fazer, e aplicar seus conhecimentos, sua experiência. 
Temos que descobrir algum talento oculto do qual jamais desconfiáramos, e que pode aflorar, trazendo novos interesses, novas alegrias, nova razão para viver. 
Essa é uma das melhores maneiras de se descobrir aquela energia que estava latente, e que não sabíamos descobrir. Uma mudança sempre será benvinda, desde que para melhor.
As possibilidades dessa descoberta são muitas. Não apenas na Internet, que abre uma gama enorme de recursos e possibilidades direcionadas para essa finalidade, como também nos Cecons que existem em quase todas as cidades, e onde pessoas idosas tem possibilidade de fazer os mais diversos cursos e atividades, bastando escolher o que mais gosta de fazer. Daí pode se deduzir que só fica velho quem quer ficar. Quem se entrega, e que não se ama o suficiente para poder amar a vida, e quando tem a suprema felicidade de descobrir aquele talento que ficou oculto a vida inteira, então a coisa melhora e muito. eis que o espírito rejuvenesce, e sentimos voltar toda aquela garra, aquela vontade de viver e superar obstáculos que tínhamos na mocidade. E penso que todos temos um "algo mais" que não soubemos descobrir, é só detectá-lo.
Esse é o segredo para manter a juventude. Sempre ter alguma meta para atingir. Nunca desistir da vida por causa da idade.
E com esse pensamento, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário