FASCINANTE

03/06/2015

PRECISAMOS BEM CUIDAR DO CORAÇÃO

Temos que cuidar de nosso coração...
Afinalnossa vida depende dele...
Osculos e amplexos,

Marcial


É um dos chamados males dos tempos modernos, esse algo que atualmente afeta muita gente, que são os chamados "problemas do coração", que podem ser clínicos, ou não, pois geralmente quando sabemos que alguém está sofrendo do coração, recomendamos consultar um cardiologista. Só que muitas vezes não é esse o especialista indicado.
Por vezes, é aquele tipo de "mal do coração" que não é físico. É interno, e acontece quando um coração é maltratado por um amor não correspondido, ou quando é vitimado por algum desgosto muito grande. Essa é uma doença por vezes grave, podendo afetar a chamada "vontade de viver" do paciente, que via de regra fica impaciente....
Quem poderia ser consultado para esse tipo de doença? Costuma-se localizá-la no coração, pois é lá que muitas vezes sente-se doer. Só que ela depende de comandos do cérebro. E esse então, é muito menos conhecido do que o coração. A ciência ainda não chegou a desvendar 10% do potencial do cérebro.
Então essa doença prega peças, que terminam por nos levar a situações que nos parecem autenticos "becos sem saída"e a única maneira que conheço de enfrentar, vencer e sobreviver a esse tipo de situação, vem de uma frase de meu velho amigo L'Inconnu, que chegou de férias:
"Há duas coisas certas: o nascimento e a morte. O que importa é desfrutar o intervalo".
"Desfrutar o intervalo", é viver o dia de hoje plenamente, feliz, despreocupado, alegre, em paz. Diante dessa constatação indiscutível, percebemos que esse intervalo é o que determina nosso prazo aqui. O bom é que não sabemos quando vencerá nosso prazo de validade.
Por vezes, o caso chega a tal ponto, que se entra em depressão, e é preciso aprender que é sábio viver todos os dias da vida, com a consciência de que pode ser o último. Sendo assim, tudo passa a ter um valor relativo. Tendo consciência de que tudo terá um fim, até os sofrimentos deixam de ter a mesma importância. Na realidade, muitas palavras não ditas, muitas coisas que são adiadas, poderão determinar muitos sonhos que não terão oportunidade de se concretizar porque deixamos para depois.
Na verdade, o que é realmente importante é o fato de vivermos o presente, procurando colocar ordem nos pensamentos, deixando de lado dores passadas, e sim, pensando no futuro, mas sem nos escravizarmos a ele, sem deixarmos de curtir o presente, em beneficio de "prever o que virá".
Poderão argumentar que não é fácil esquecer certas passagens da vida que deixaram marcas profundas. Realmente não é. Se fosse fácil, a vida não teria graça. Temos justamente é que aprender a vencer as vicissitudes da vida, a superar as dificuldades, pois a vida continua. Temos que tornar agradável para nós o espaço de tempo entre o nascimento e a morte.
Imponderáveis são essas duas extremidades. A maneira como vivermos, vai depender de nossa vontade. Sabendo evitar vícios perigosos (e também os nem tanto),e aprendendo a comandar nossas idéias, de maneira a desfrutar os bons momentos que a vida nos propicia.
Maus momentos, sofrimentos, amores perdidos, desgostos sofridos que fazem parte do passado, devem ser deletados, e substituídos por bons momentos que podemos ter no presente e talvez no futuro, que também não deve ser objeto de muita preocupação, pois talvez não tenhamos tempo de vivê-lo. E estaremos perdendo nosso presente.
O que não vale a pena mesmo, é atrapalhar o momento atual devido mazelas do passado. Ainda mais se houve sofrimento, se houve dor. Um motivo a mais para ser esquecido. Remoer sofrimentos é masoquismo. Se um amor foi perdido, é porque não o tivemos. Amores não se perdem. Se ele se foi, é porque não era Amor. Então deve ser esquecido.
Esquecer pode não ser fácil, mas é possível. Só depende de realmente querer viver o presente, aprendendo a governar o pedacinho do cérebro que cuida da pasta "memória". Então vamos ter um LINDO DIA, aproveitando o presente que é o presente.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário