FASCINANTE

26/06/2015

A IMPORTANCIA DA AMIZADE

Uma boa e sincera amizade é com certeza algo que devemos preservar com muita atenção e carinho...
Ósculos e amplexos,
Marcial

Certamente a Amizade é o sentimento mais importante para nossa alma, mas como se poderá definir o que é amizade... Penso que é um sentimento que surge no nosso íntimo, sem que possa explicar como e nem porque, que nos faz sentir uma espécie de carinho por alguém, um certo bem estar apenas pelo fato de se ver, ou se trocar algumas palavras com determinadas pessoas.
Muitas vezes encontramos quem nos passa aquela impressão de um longo conhecimento, e nos tornamos amigos, e assim fica gostoso conversar, trocar idéias e confidencias, e notamos que existe uma afinidade de sentimentos, que vai firmando e afirmando cada vez mais esse sentir, e com o tempo, aumentando a convivência, o sentimento vai se afirmando.
Contrariamente ao amor, quando muitas vezes alguém ama alguém e não tem esse mesmo amor de retorno, na amizade isso não ocorre. Ela só vinga, se fortalece, quando existe a reciprocidade. E geralmente é o que ocorre.
Geralmente, quando duas pessoas se amam, há aquele desgaste natural do tempo, o amor pode arrefecer. Se houver amizade entre ambos, o relacionamento pode durar muito tempo, pois a convivência sempre será gostosa. A amizade faz com que ambos se sintam bem quando juntos, mantendo sempre acesa a chama do amor. Diminuído o fogo da paixão, prevalece a “chaminha” do amor, e é importante não deixar essa luzinha se apagar...
Meu amigo L’Inconnu, presenteou-me com uma linda frase:
"O mais importante da vida é ter tempo para cultivar uma amizade."
Sim... É preciso tempo. Podemos perceber num relance se simpatizamos ou não com alguém. Mas para descobrir que existe uma real amizade, é imprescindível que exista uma certa convivência para que ela se desenvolva.
Como exemplo posso citar as amizades virtuais. Pessoas que não se conhecem fisicamente, mas que se gostam ao ponto de fazer confidências, contar segredos até mesmo íntimos, e essa confiança tem que ser conquistada com alguma convivência, com algum tempo. Para que haja essa confiança, para que a amizade se desenvolva, é necessário muita seriedade. Se algo lhe é confiado em sigilo, assim deverá ser mantido, para que não haja a quebra da confiança, para que a outra pessoa não se sinta lesada em algo que prezava muito, ou seja a consideração, a amizade. Por isso que é preciso “tempo para cultivar uma amizade”. Não é de um dia para outro que surge essa confiança.
O mais interessante, é que a amizade permite a poligamia. Claro, pois ninguém se importa com o fato de alguém ter muitos amigos. Pelo contrário, é sinal de bom caráter. Se alguém tem muitos e bons amigos, deve ser boa pessoa. É um julgamento lógico.
Não sei porque, mas o mesmo ponto de vista não é aplicável ao amor. As pessoas são um pouco sensíveis sobre esse detalhe, meio exclusivistas, não gostando quando percebem que seu amor se divide com outros amores, o que é bem diferente da amizade... Interessante, não acham? Um pormenor digno de estudos...
Existem certas ocasiões em que uma amizade é posta à prova. É quando, por circunstâncias da vida, uma das partes precisa da ajuda da outra. Quando se é verdadeiramente amigo, não se mede sacrifícios para atender a um amigo numa necessidade. Faz-se o possível e o impossível, sem pensar numa retribuição.
Penso que tais favores são prestados com a maior satisfação. Considero muito bom quando posso ajudar alguém numa necessidade. Muitas vezes uma palavra amiga dita na ocasião certa e da maneira exata, representa uma ajuda inestimável.
Considero a Amizade, como o real Amor. E ainda há que se salientar que quando convivem amor e amizade, forma-se uma deliciosa amorzade, e é essa aceitação que nos permite sempre fazer de cada dia UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário