FASCINANTE

29/11/2014

Problemas Com A Terceira Idade

A Terceira Idade pode ser o fim de tudo, ou o início de algo muito bom...
Depende de como a encararmos, de como reagirmos à inexorável marcha do tempo.
Uma coisa é a idade física, outra, muito diferente, pode ser a idade espiritual.
Osculos e amplexos,
Marcial

 Com a chegada à tão temida e desejada Terceira Idade, muito se fala sobre problemas que ocorrem quando vai-se lá chegando, e um dos problemas mais abordados e mais discutidos é o que envolve a sexualidade.

Este assunto já é tabu, principalmente porque a geração que atualmente está entrando nessa faixa etária, foi uma geração em cuja juventude o assunto "sexo" era algo considerado proibido, o que pode trazer dúvidas sobre como vencer esses antigos preconceitos, sobre como vencer também os problemas que são causados pela passagem natural do tempo, e principalmente sobre como superar esses traumas, causados principalmente pela má orientação inicial, e a esse respeito li um artigo muito interessante sobre a “sexualidade na terceira idade”. Como salienta o artigo, realmente só há duas condições que impedem aos “entistas” uma vida sexual normal e regular, que podem ser simplesmente problemas de saúde, ou problemas de “cuca”.

Na verdade, existem muitos preconceitos envolvendo esses fatores. Muitos homens, quando percebem que começam a ter problemas de ordem sexual, parece que se fecham em uma ostra, e muitas vezes, ao invés de enfrentar a "fera" pela frente, indo procurar a origem do problema, começam a se afastar das companheiras sob diversos pretextos, e isso pode ter consequencias tristes, provocando algumas rupturas que poderiam ser evitadas se houvesse um diálogo franco e aberto.

É necessário que se vá buscar a origem do problema. Fazer-se um exame médico completo.   Muitas vezes são pequenas disfunções que um tratamento resolve, e muitas vezes também se descobre que a origem do problema está dentro da cuca, o que também tem solução.

Muitas vezes são as mulheres, que ao atingir a menopausa, com os contratempos que essa passagem acarreta, começam a fugir do convívio sexual com os companheiros, por acharem que estão perdendo a libido, e não é bem por aí...

Podem ser simplesmente contratempos que podem ser resolvidos com uma reposição hormonal. Com um tratamento adequado, e o  que falta por vezes, é a decisão de procurar um médico, por ficar só pensando que o assunto se resolve por si, pensando que, como veio, vai, e não é bem assim, convenhamos. Cada organismo reage de uma maneira, e nem sempre o que é bom para uma, o será para outra. Há que se tomar os devidos cuidados.

Tanto para um caso quanto para o outro, ou às vezes para ambos, o que falta geralmente é o apoio do companheiro (a). É a falta de um diálogo franco e honesto sobre o que realmente se passa.  Quantos desentendimentos seriam evitados, quantos problemas poderiam ser sanados com um entendimento amigável. 

Vamos pensar melhor?  Nunca é tarde demais para um "acerto de contas".

Outro ponto importante abordado que também tem ação discriminatória contra a terceira idade, e que também tem ação negativa, é  o fato da mídia esquecer essa faixa etária em propagandas de motel, de lingerie, etc.  Será por puro preconceito? Será por achar que nessa faixa etária as pessoas já morreram e só esqueceram de deitar ? 

Outro ponto abordado é que, em grande maioria, os idosos se recusam a participar dos “grupos de 3ª idade”, pois acham que lá irão se sentir discriminados, principalmente os homens.  Sim, pode-se facilmente ver isso nas reuniões desses grupos, que a grande maioria é de mulheres.  O mesmo ocorre nas excursões de grupos de 3ª idade, das quais, aliás, participo muito.  A frequencia masculina é mínima, e o curioso é que muitas das excursionistas são casadas, e seus maridos preferem deixar que elas viajem sozinhas, e inventam diversos pretextos, como tomar conta do gatinho, por exemplo...

Precisaria haver um maior estímulo da mídia nessa sentido, visando lembrar aos idosos que a vida só acaba com a morte.  Enquanto estamos vivos, temos que viver...

E com esse objetivo, nada melhor do que fazer sempre de cada dia,  UM LINDO DIA, não é mesmo?

 Marcial Salaverry
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário