FASCINANTE

28/11/2014

Para Uma Longa E Feliz Convivência

Para bem viver um relacionamento, é preciso saber conviver com muito diálogo, compreensão e bom senso...
Osculos e amplexos,
Marcial
******
A grande verdade da vida, é entender que a vida ao lado de uma parceria, sempre é mais agradável, principalmente quando existe o amor entre os parceiros. E como pode se desenvolver e se manter essa convivência?
Tudo tem um principio, que geralmente pode ser assim contado, eles se conheceram, se gostaram, e assim, passaram para o namoro, que sempre é uma fase linda gostosa, quando os desejos são ordens, e nos encontros marcados, ele sempre se apresenta arrumado, ela também se enfeita, se prepara para os encontros.  Ninguém quer decepcionar ninguém.
Sempre estão de acordo sobre onde vão, que passeio vão fazer, e esse é o diálogo que mais escuta em principio de namoro, e estão sempre procurando agradar-se mutuamente, formando um casal perfeito, que se entende bem, e esse é o consenso geral, e todos acham que vão ser muito felizes...
Aí, vem o passo seguinte, que é casamento. Festa. Lua de Mel. E nos primeiros tempos, é sempre aquele mar de rosas, continuação do namoro, dos desejos satisfeitos, das vontades solicitadas, dos dengos, dos carinhos. Mas já aqui começam a aparecer as primeiras divergências, as primeiras arestas a serem aparadas, e é quando, o amor está começando a provar a que veio.
Depois começa a fase mais importante. A convivência. É nessa fase crítica, que a união ou se solidifica ou se esboroa. E ainda surgem filhos, para dividir as atenções, e é nessa fase das descobertas da real personalidade de cada um, o que só a convivência traz, é que se pode descobrir se ambos se amam realmente, ou se simplesmente se gostavam, se sentiram atraídos. Se o que houve foi um sólido amor, cuja base sempre será a amizade, ou se apenas houve uma atração física.
Certamente divergências tem que existir, pois são duas personalidades diferentes. Elas devem e podem ser acertadas.  Para tanto é importante que haja muito diálogo entre o casal,  através do qual ambos poderão  se conhecer intimamente, poderão se descobrir, e aparar as arestas, antes que elas machuquem. É importante conhecer o que agrada e o que desagrada a parceria, para caprichar nos agrados, e evitar os desagrados. Muitas vezes não vale pena insistir em certas explicações que nada tem a ver com o amor e a amizade...
Devem ser evitadas as interferências externas, seja de amigos, ou de parentes.  Geralmente as coisas devem ser acertadas entre o casal. Por vezes, se solicitada, uma mediação pode ser interessante.
Devem, através do diálogo, aprender a se conhecer e a se respeitar. O espaço de cada um deve ser sempre observado.  Existem limites que não devem ser ultrapassados.  Se houver Amor mesmo, tudo será superado e acertado, permitindo uma convivência longa e feliz. Vejam que pensamento feliz que minha querida L'Inconnue (é a irmã do L'Inconnu) nos trouxe hoje:"É fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios...
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar...
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração...
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor...
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!"

Aí está o verdadeiro segredo da convivência.  Tem-se não somente que interpretar as palavras que são trocadas, mas também saber "escutar" os silêncios.  Muitas coisas são ditas quando não são faladas. Esses silêncios devem ser interpretados e conversados, pois o calar-se nem sempre é consentir. Muitas vezes quando alguém se cala pode ser sinal de divergências sérias, o que muito poderá atrapalhar o relacionamento. Para isso é importante sempre haver um diálogo franco, honesto e aberto.
Caminhar ao lado de alguém é uma coisa, mas saber encontrar sua alma é outra. Precisamos sempre conhecer bem a alma de nossa parceria, para que seja uma real parceria, e não apenas uma dupla. Esse é outro segredo da convivência. Procurar conhecer bem a alma um do outro. Para saber até onde vão os limites de cada um, e devem entender que é importante sempre caminhar lado a lado, de mãos dadas...
A importância de se caminhar "de mãos dadas" é muito grande,     determina a confiança e o carinho que existe entre ambos.
Pode-se concluir que não é fácil, nem é difícil descobrir os segredos da convivência. Basta ter ao lado a companhia ideal, e saber conservá-la, e para tanto, há que se ter o equilíbrio entre o que se quer, e o que se pode fazer.
E assim, para continuar nosso bom entendimento, vamos continuar de mãos dadas, procurando fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário