FASCINANTE

18/10/2014

Como Digerir Um Batráquio

Embora rãs sejam mais agradáveis ao paladar,
por vezes precisamos "engolir sapos", e assim,
é bom saber como digerir esse indesejado batráquio...
Osculos e amplexos,
Marcial
*****
Por certas circunstancias da vida, precisamos aplicar a desagradável arte de engolir sapos.  Alguém poderá dizer que as rãs são mais saborosas.  Até concordo, mas não estou dizendo engolir sapos no exato sentido da palavra, mesmo porque é exatamente pelo fato desse bichinho ter um aspecto tão repulsivo, e possivelmente ter um sabor extremamente desagradável, que se costuma dizer que vamos engolir sapos, quando por razões diversas, somos obrigados a escutar coisas que não nos agradam, e nada podemos responder.

Obviamente essa atitude fere a sensibilidade de qualquer pessoa, pois não é nada agradável quando por contingências da vida, precisamos contrariar nossa vontade que, por vezes é mandar quem está nos falando e, possivelmente o resto do mundo para lugares pouco recomendáveis, que não sejam "politicamente corretos", mas somos obrigados a concordar, e a ceder, abdicando de nossa vontade, em nome da chamada boa educação, e por vezes por questões de sobrevivencia...

Verdade seja dita, o perigo dessa atitude, reside no fato de que por tantas vezes, e durante algum tempo, estarmos violentando nossos próprios desejos, e cedendo tanto às necessidades dos outros, que começamos a acumular mágoas em nosso interior, e um dia explodimos.  E ao explodirmos, poderemos magoar pessoas que não chegam a ter tanta culpa por nossas frustrações, pois acabamos atingindo quem estiver por perto quando da explosão, e nem sempre são os verdadeiros causadores.  

Essas mágoas, muitas vezes vêm de longe, e vão se acumulando aos poucos, e ficando represadas.  Quando a barreira cede, a inundação varre tudo, sendo algo como um tsunami emocional.
Por vezes,  chegamos a desmarcar consultas médicas já marcadas há algum tempo, para atender a alguma necessidade de outrem.  E isso vai nos aborrecendo.

Em conversa com um médico amigo, um clínico geral muito bem conceituado, ouvi o seguinte:
As pessoas não devem engolir sapos, pois é uma das maiores causas de distúrbios gástricos (mesmo que não seja no sentido real da palavra...). E mesmo de stress.”
Entre um chopinho e outro, argumentei que nem sempre podemos deixar de saborear os batráquios em questão, pois nem sempre podemos dizer ao eventual interlocutor, o que realmente pensamos, seja por questões de educação, seja por interesse, seja por algum receio, seja por qualquer razão.  Foi então que ele falou a fórmula mágica. Vejam a simplicidade de sua explicação: ”O negócio, meu amigo, é começar a falar sozinho... Ao invés de simplesmente ficar remoendo no pensamento as coisas que gostaria de dizer, assim que ficar sozinho, desabafe, falando em voz alta, como se fosse àquela pessoa, tudo o que lhe vier na cabeça.  Solte os bichos. Se for o caso esmurre o travesseiro, o banco do carro, o que tiver de macio ao alcance da mão. O que não se deve fazer é guardar as coisas dentro de si. Essa terapia poderá tirar o emprego de muitos psicólogos, mas se for bem feita, resolve muitos problemas, principalmente os gástricos. Já fiz essa experiência com diversos pacientes impacientes, e eles ficaram mais pacientes...”

Na verdade, esse é o tipo de tratamento que não custa nada e, como se costuma dizer, se não mata, engorda, e assim, como em nossa vida quase sempre nos vemos nessa desagradável contingência de incluir esse bichinho no cardápio, não custa nada aplicar a terapia do berro.  Após a ”refeição” no instante mesmo em que ficarmos sós,  é só se concentrar na pessoa que nos irritou, e, imaginando ter a soturna figura em nossa frente, dizermos tudo aquilo   que está entalado em nossa garganta, e não pudemos dizer-lhe ao vivo e a cores.  Mas falar mesmo, se for o caso, gritar em altos brados. Nada de sussurros românticos.  Gritar mesmo. Dizendo tudo que nos vier à cabeça.
Acreditem, é uma excelente terapia para esses casos.
Assim fazendo, descarregamos as frustrações interiores. É um desabafo que não irá magoar ninguém. Podemos dizer tudo o que queremos, e não teremos reação nenhuma.
Em apoio a essa terapia, é bom lembrar que no Japão algo semelhante é muito usado, pois nas grandes firmas japonesas, existe uma sala com um boneco representando o Diretor da firma, e os funcionários podem fechar-se nessa sala, e fazer o que querem com o boneco, menos destruí-lo, para não aumentar o prejuízo...
Bem, se por acaso tiverem algo a dizer em detrimento a quem sempre lhes deseja UM LINDO DIA, podem faze-lo, teclando o que quiserem, mas com o PC desligado...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário