FASCINANTE

08/08/2014

O Que É Ser Pai


Antes de tomar a decisão, deve-se pensar, meditar e ver se ambos, pai e mãe estão prontos para tanto. Se realmente sabem a quanto deverão renunciar de suas vidas para poder dar uma boa e sadia educação aos filhos que pretendem ter, devem saber que deverão passar noites em claro, saber que deverão reformular suas vidas, por causa dessa vida nova que resolveram criar. Saber enfim,das reais obrigações paternas.
Falando-se da função paterna, além de suprir materialmente as necessidades, deverá sempre dar um suporte de fundo espiritual, emocional, pessoal. Deverá saber acompanhar as diversas fases da educação e da vida dos filhos. Deverá saber orientá-los para a vida. Deverá saber acompanhar sua vida escolar, e principalmente, deverá estar sempre pronto para dialogar com eles. Mesmo que esteja ocupado, deverá saber como é importante para os filhos saber que tem um canal aberto em casa para a orientação e aconselhamento tão necessário algumas vezes. Deverá saber como é importante para os filhos, reconhecer algum erro cometido, e saber pedir desculpas quando isso acontecer, afinal, ser Pai, não é ser Deus, pois também é sujeito a erros.
É complicado pensar em tudo isso? Então pense antes de colocar filhos no mundo. Se não estiver perfeitamente cônscio de suas reais obrigação, não os tenha.
Filhos nunca podem ser considerados um estorvo pelos pais. Afinal, não pediram para nascer, então se os tiver, saiba deles cuidar.
Principalmente, não queira realizar-se através deles. Não espere que os filhos realizem seus sonhos de vida. Espere que eles realizem os deles. Apenas oriente-os, se estiverem em duvida. Saiba o que dizer nessas ocasiões.
Enfim, crianças, ser Pai, é barra pesada. Saibam se-lo. Vale a pena quando, no futuro, pudermos olhar para eles e ver que são pessoas de bem. Se pessoas de sucesso, ricas ou famosas, são circunstâncias. Basta saber que soubemos formar pessoas íntegras, honestas, e que não desejam o mal a ninguém. Enfim, o maior orgulho que um Pai pode sentir, é saber que soube fazer sua parte, soube dar um lar decente aos filhos, e vê que são pessoas dignas. E que mais tarde, também poderão saber o que é SER PAI.
Quer mais do que isso?
A todos os Pais, entre os quais me incluo, UM LINDO DIA... com muita paz no coração...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário