FASCINANTE

11/05/2014

SER MULHER...é ser mulher, claro, e SER MÃE

Para homenagear as mães por seu
dia, temos que homenagear as mulheres
em geral, pois antes de ser mãe, toda
mãe é uma mulher...
Aliás, é justamente por isso que consegue
ser MÃE...(*)
*******

Esquecendo-se o enfoque comercial que a mídia dá ao Dia das Mães, creio que a homenagem é mais do que válida. Afinal, não fossem as mães, certamente não existiríamos...

Agora, antes de se falar das mães, temos que falar das mulheres. Mesmo aquelas que por um motivo ou outro não foram mães, merecem ser homenageadas, seja pelos sobrinhos, amigos, namorados, maridos, amantes, pois toda MULHER sempre é um pouco mãe de alguém. E presto aqui uma homenagem às mulheres em geral, e em particular às mães.

Tentei acompanhar o dia a dia de uma mulher moderna, para poder analisar melhor, o que é "Ser Mulher". Cheguei à conclusão, inicialmente, que tal acompanhamento é meio impossível, pois geralmente a mulher se subdivide em tantas, exercendo tarefas tão diversificadas, que se torna cansativo acompanhá-las. Tentem.

Levantar, e fazer os filhos também se levantarem. Preparar café da manhã para uma turma sempre atrasada, e que tem de fazer tudo correndo. Depois, levar filhos para a escola. Voltar correndo para casa, e "dar um tapa" na limpeza, porque tem que sair correndo para o escritório onde trabalha, porque tem que "arredondar" o orçamento familiar.

Chega a hora do almoço, tem que sair "voando", pois antes de ir para casa e preparar o almoço, ainda tem que ir buscar as crianças. Tem que improvisar rapidamente algo para comer, e de novo sair "voando", porque antes de voltar para o emprego, ainda sempre tem que levar alguém para algum lugar. Isso, se não tiver que dar um atendimento porque um dos filhos se machucou na escola, e requer um curativo.

Depois de uma "tranquila" tarde no trabalho, tem que sair correndo, porque tem que ir pegar aquele alguém que ficou em algum lugar. Aí, vai para casa. Beleza. Pode descansar o resto da noite. Sim, mas antes tem que fazer a janta, ver se aquele machucado sarou, atender o outro que está com dor de dentes, e, lógico, preparar o aperitivo do marido que voltou do trabalho, e exige atendimento da consorte (será com...sorte mesmo?).

Finalmente, pode ver sua novela e descansar... Sim, depois de lavar a louça, colocar a roupa suja na máquina de lavar, e mais alguma coisinha que aparece. Aí, vai assistir sua novela sossegadamente, só que nos comerciais tem sair correndo para tirar a roupa da máquina, estender no varal... Só? Quase, pois restam ainda algumas pequenas tarefas, quais sejam: botar as crianças para tomar banho, colocá-las na cama, separar os irmãos que sempre começam a brigar. Aí, exausta, prepara-se para uma bela e reparadora noite de sono, só interrompida umas quantas vezes, para ver porque um filho está tossindo, ver o outro que fez xixi na cama. E quando tenta finalmente dormir, o marido está roncando do lado. É mole, ou quer mais?

Vocês notaram quantas profissões a mulher exerce? Anotem: Nutricionista, Conselheira, Cozinheira, Copeira, Encarregada do Setor de Limpeza (faxineira), Diplomata, Enfermeira, Professora, Motorista, Médica, Psicóloga, e tem mais... só que não lembro agora.

Agora, para encerrar, um pensamento lido hoje, cujo autor não conheço:

"Ser Mulher, é saber integrar as várias mulheres dentro de si.
Ser Homem, é saber admirar todas elas."
Realmente, temos que "tirar o chapéu" para essas criaturas maravilhosas que, além de tudo aquilo acima descrito, ainda encontram tempo para o amor, ainda tem energia para namorar, ser bela e procurar agradar ao companheiro.

Claro que não são todas que tem essa vida tão movimentada, mas não ficam longe disso. Sempre desenvolvem múltiplas atividades.

Principalmente, há que se notar uma coisa. Cada uma à sua maneira, é a principal responsável pela felicidade de alguém, seja um marido, um namorado, um amante, um filho...

UM GRANDE BEIJO A VOCES, MULHERES MARAVILHOSAS...E UM LINDO DIA.

Desculpem-me, mas não acho justo que se homenageie somente as mães. Todas merecem...

Marcial Salaverry

(*)Texto publicado em 10/05/2007...
Mas, como MÃE É MÃE, sempre vale a pena reeditar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário