FASCINANTE

03/02/2014

Lições Que A Vida Nos Dá -

Com certeza sempre teremos
 muito que aprender com as lições que a vida nos dá...
Basta prestar atenção nas aulas..
Ósculos e amplexos,
Marcial.
*****
Recanto da Fazenda Jacauna
Brotas SP - foto de MBross

  Uma verdade que sempre deverá ser dita e bem entendida, é que a vida está aí, para ser vivida, e, preferencialmente, bem vivida, e para faze-lo, é importante saber que para tanto, seria, simplesmente, vivermo-la, aproveitando todas as lições que ela nos oferece, através de nossos erros e acertos, não somente aprender, mas bem apreender, e ter muito bem captadas essas lições, sempre ratificando os acertos, e retificando os erros, uma vez que fazer o contrário não é aconselhável...
Nosso amigo L'Inconnu nos enviou um pensamento, que mostra muito bem o que é viver a vida, tornando-a bem vivida.
"A vida existe para fazer aprender e desfrutar. Quanto mais você aprende, mais pode fazer, quanto mais você faz, mais pode aprender. Participe de sua própria vida. Efetivamente, é muito importante sabermos extrair tudo o que a vida nos pode oferecer."
Se erros cometemos, deveremos conscientizar-nos de que foram realmente erros, evitando repeti-los para o futuro. Repetir um erro, conscientemente, já será teimosia exagerada, e porque não dizer, muita burrice.
Contudo, deveremos saber analisar situações, pois muitas vezes o que não deu certo hoje, poderá, com algumas modificações dar certo amanhã. São pequenas coisas que vamos aprendendo com a vida.
Grandes lições nos são proporcionadas pela experiência dos mais velhos, pois, por sua vivência, sempre poderão nos ofertar algo, seja certo ou errado. Compete-nos discernir se o que nos dizem será exequível ou não. Se deveremos ou não absorver sua experiência. Mas ouvi-los, sempre será interessante. Mesmo que seja para rejeitar, pois sempre serão novas lições que servirão para aumentar nosso cabedal de conhecimentos. Não se pode é radicalizar, com a idéia de que "sua experiência não serve para mim". Serve sim, nem que seja para não a utilizar, mas sempre é bom conhecer.
Da mesma maneira que vejo muitas pessoas desprezarem as opiniões dos jovens, sob o velho chavão de que "já sei o suficiente, para aprender com os jovens, que experiência poderão me passar?"  Essa, com certeza, é uma idéia bem mal posicionada, pois sempre temos algo que aprender e ensinar com e para todos, sejam jovens, idosos ou velhos...
Isso se chama "participação na vida". E é muito importante dela participarmos efetivamente, seja passando nossos conhecimentos, seja absorvendo conhecimentos alheios. Tudo faz parte da vida, e poderão formar nosso cabedal de conhecimentos.
Jamais poderemos nos julgar detentores de todos os conhecimentos, e que não estamos precisando saber de mais nada, pois tudo sabemos e tudo conhecemos. Isto não existe. Sempre algo teremos para aprender, a cada novo dia em que estivermos vivendo. Desde que estejamos participando ativamente do ciclo de vida.
Até mesmo quando nos reportarmos a acertos do passado, visando uma utilização dessa experiência bem sucedida, deveremos ter o discernimento para adequar a coisa à situação presente, pois nem sempre uma experiência bem sucedida pode ser reutilizada. Não podemos nos esquecer de que tudo evolui no mundo, provocando sensíveis alterações a cada momento. Daí a necessidade de sempre procurar estar atento, aprendendo algo de novo, aumentando assim suas possibilidades. Olhos e ouvidos sempre abertos.
Sem desprezar os bancos escolares, penso que a maior fonte de conhecimentos está na Escola da Vida. E é nessa escola que precisamos ser diplomados. E essa escola nos ensina a história do que já vivemos, para podermos "ler" nossos erros e acertos. Ensina-nos a geografia de nosso corpo, para conhecermos nossos limites, e saber como cuidar dele. Ensina-nos a matemática, que nos permitirá subtrair as coisas erradas, somar as boas, multiplicar e dividir nossos conhecimentos. Ensina-nos a química de nossos sentimentos, para saber como devemos tratar as pessoas. Ensina-nos a linguagem, para que nos possamos comunicar adequadamente. E principalmente nos ensina a filosofia da vida que nos permitirá melhor escolher nosso caminho.
Enfim, é uma Escola completa. Basta que saibamos cursá-la. E como é importante aproveitar tudo o que ela nos ensina.
Como bom aluno que sou, desejo que todos saibam aproveitar bem as aulas que são ministradas pelo professor Amigão, e tenham UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário