FASCINANTE

02/01/2014

A Paz De Espírito é Muito Importante

Será tão difícil viver em paz?
Será tão difícil assim, respeitar o direito alheio?
Vamos fazer um exercício de paz?
É mais fácil e mais gostoso amar do que odiar...
A verdadeira paz está em nosso interior,
e se chama PAZ DE ESPÍRITO...
Ósculos e amplexos,
Marcial
PAZ. É uma palavra tão pequena, e com tão grande significado, algo que todos (ou quase) desejam, e perguntamos estarrecidos, "Quem não a deseja?". Na verdade, apesar de desejada, é tão desprezada, e chega a ser verdadeiramente incrível como se arrumam pretextos para acabar com ela.
Se pegarmos um mapa mundi, encontraremos poucos lugares onde não existe alguma agitação. Se não for uma revolução, ou uma guerra declarada, serão manifestações populares contra alguma coisa ou contra alguém. Por vezes, vão bater panelas contra o Governo, que logicamente tentará sufocar o movimento, e "tome pau’. Não podemos esquecer dos desprezíveis vândalos que se aproveitam de qualquer pretexto para promover quebra-quebra, e saques. Chega a ser revoltante que coisas assim aconteçam.
Ou então, se não houver nenhuma razão tangível, poderá ser contra a oposição ao Governo, que está tentando boicotar alguma medida que eventualmente estará atingindo alguns interesses, e para desviar a atenção, promovem tais alterações de ordem...
Em outros lugares, a coisa é mais feia, porque são lutas religiosas. Imaginem o contra senso, pois Deus é paz, concórdia e amor, e os homens se matam em nome de Deus. Nosso Amigão deve estar meio que desanimado com a estupidez humana, e se Ele não está, eu estou, e penso que qualquer pessoa de bom senso também o esteja.
Também vejo que em outros lugares, guerreia-se apenas porque, embora falando a mesma língua, tem sotaques diferentes. Ou então porque não falam a mesma língua, mas vivem em um mesmo País. Ora, não poderiam entrar em acordo e dividir a coisa? Cada qual em sua metade? E nisso, segue a seqüência de lutas, guerrilhas, guerras, revoluções, manifestações, e a coitada da PAZ... como fica?
Bem, saindo do âmbito internacional, vamos ao que realmente é importante, ou seja, de nossa paz interior, de como é importante termos a oportunidade de viver em paz com nossa alma, de como é importante sabermos buscar, encontrar e manter essa paz interior, e meu querido amigo L’Inconnu, deixou-me uma mensagem muito interessante:
"A paz apenas será obtida, quando o homem entender a necessidade de conseguir a SUA própria paz. Para obtê-la, deverá saber permitir que todos a tenham."
Realmente meu sábio amigo matou a pau. Como alguém pode conseguir paz para si próprio, se não permite que outros a tenham? É isso o que se chama "viver em paz com sua consciência", e como parece óbvia essa ligação entre nossa paz interior, e a paz dos que nos cercam.
Sempre devemos procurar fazer o bem, e quando sentirmos que estamos prejudicando o sossego, o bem estar de outrem com nossas atitudes, devemos procurar reformulá-las, pois se para conseguir o que queremos, tivermos que atrapalhar a vida de alguém, isto deverá ser repensado. Devemos procurar outros caminhos.
Uma das maneiras de se conseguir chegar a essa espécie de nirvana que é a paz interior, é aquela velha máxima já tantas vezes citada: "seu direito termina onde começa o meu, e o meu, onde começa o seu." Assim, devemos sempre observar esse pequeno detalhe. Isso evitará atritos, e será meio caminho para a infeliz da paz se manifestar. Da mesma forma quando percebemos que alguma atitude nossa incomoda a alguém, precisamos entender que será muito mais elegante mudarmo-la, do que criarmos alguma situação desagradável, apenas porque queremos atingir algum objetivo.
Enfim, podem ter certeza de uma pequena coisa, ou seja, que é muito gratificante olharmos a nossa volta, e descobrirmos que a maioria das pessoas nos aprecia, justamente por as procurarmos ajudar, ao invés de prejudicar.
Com pensamentos positivos, com paz no coração a vida será bem melhor.
Se não desejarmos o mal a ninguém, ninguém nos desejará o mal, salvo se for alguém com muita maldade no coração, e portanto, digna de pena e não de nossa raiva.
Como primeiro passo para essa PAZ INTERIOR, que tal termos UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário