FASCINANTE

23/11/2013

Não Tema, O Tema É Amor

Amor, sempre servindo de inspiração para poetas e escritores...
Mas jamais definido, sempre anelado, sempre desejado...
Ósculos e amplexos,
Marcial
*****    
 Por mais que se aborde este tema, ele nunca deve ser temido, pois o tema agora e sempre foi, é e será o amor, e a grande verdade, é que nunca poderemos pensar que já se falou tudo sobre este assunto, pois mil definições tem o amor, e mais mil surgirão. É o sentimento mais falado e mais discutido que existe. Tem gente que até tem raiva de ouvir falar em Amor... Pode parecer mentira, mas é o que ocorre. São pessoas que apenas abrigam maus sentimentos dentro de sua alma.
Contudo, devemos convir que realmente é difícil entender como funciona o “bichinho do amor”, que não tem nada a ver com o mosquito da dengue, mas os apaixonados ficam dengosos...
Convém notar que além de outras coisas, também é responsável pela explosão populacional do mundo, e sem qualquer sombra de dúvida, é a mola mestra que move a humanidade.
Quantas histórias e estórias lindas já foram vividas, inventadas e escritas sobre amores reais e ficcionais...
Quantas tragédias o amor já causou, quanto se traiu em nome do amor, quanto se viveu por amor, e não podemos nos esquecer de que o amor já foi responsável por grandes atos de heroísmo, de covardia, e também de muita violência.
Existem pessoas que ante a iminência de perder um amor, são capazes de agir desesperadamente, são capazes de matar ou morrer, essas, certamente, são pessoas desequilibradas, pois o amor verdadeiro nunca pode levar à violência, já que é um sentimento que normalmente inspira muita paz, muita tranqüilidade, e a propósito, li uma frase muito interessante sobre o amor, de autoria daquele meu grande amigo L’Inconnu. Bom menino. Talentoso e modesto. Vejam esta frase :
"Se perder um amor, não se perca. Se achá-lo, segure-o"
Com toda certeza, reflete um grande ensinamento que, sendo bem aprendido, evita que se cometam os atos desesperados a que me referi acima, vamos refletir sobre essa frase "Se perder um amor não se perca". Sempre depende da maneira com que um amor é perdido. Se foi alguém que simplesmente terminou um relacionamento e partiu, o melhor mesmo é tratar de esquecer esse alguém, pois se resolveu acabar com tudo é porque deixou de amar, ou então nunca amou de fato. É melhor deixar que se vá, porque não adianta querer prender alguém contra a vontade, pois a base para que o amor sobreviva é a reciprocidade.
Nesse caso, o que se deve fazer é "não se perder", nem se desesperar, mas procurar esquecer e, se possível, partir para outro amor, pois a vida continua.
Certamente sempre é mais difícil o esquecimento quando a perda é devido a morte. Nesse caso, o que se pode fazer para "não se perder", é procurar lembrar sempre dos bons momentos vividos juntos, sempre que a saudade apertar. Não resolve, mas ajuda, pois a lembrança dos bons momentos, das alegrias vividas juntos, sempre diminui a dor da partida. Não é fácil, mas é o melhor caminho.
Agora a parte final é bem importante mesmo, pois o "Se achá-lo, segure-o" é o melhor conselho que existe. Quando encontrarmos aquele grande amor, temos mesmo que investir pesado para menti-lo. Dizem os entendidos, que o amor verdadeiro só passa uma vez na nossa vida. É necessário, portanto, identificá-lo. Saber quando é ele que está em nossa companhia, e não perde-lo, se existir a reciprocidade.
Na verdade, uma coisa é certa, não é muito fácil segurar o amor ao lado. Exige muita dose de compreensão, exige muito diálogo, muito entendimento. Os maus momentos devem ser respeitados e entendidos, de parte a parte. Não cabe o radicalismo. Há que saber dar e pedir o devido apoio nas horas difíceis. O caminho para a manutenção de um relacionamento é cheio de renúncias de parte a parte, e são essas renúncias que por vezes uma das partes, por teimosia, se recusa a aceitar, e que causa rompimentos traumáticos de pessoas que se amam. Um pouco de ponderação por vezes é necessário, e como vale a pena, pois sempre é melhor marchar-se a dois pela estrada da vida.
Assim sendo encontrando-se a falada "alma gêmea", percebendo que nosso sentir tem retorno, vale a pena investir nesse amor, pois, quando existe a coincidência de sentimentos, ou seja, quando ambos se amam, é a sublimação total.
Isto posto, crianças, juízo no lugar, e tenham UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

2 comentários: