FASCINANTE

09/09/2013

Com Amizade O Amor É Melhor

Flores num banco de jardim...
Pode ser amizade... Pode ser amor...
Sempre será algo que vale a pena ser vivido...
Osculos e amplexos,
Marcial
*****

Realmente, havendo amizade o amor será mais agradável para ser vivido, mas é preciso  entender que o Amor é um sentimento  quase indefinível, pois não observa lógica nenhuma. De repente, não mais que de repente, sentimos que existe algo em alguém que nos atrai, e assim, nos sentimos bem apenas em pensar nesse alguém, e jamais conseguiremos saber o porque, eis que o certo é que existe algo no ar.

Existe como que um imã, atraindo-nos nesse gostoso sentir, nesse "não-sei-o-que" que nos faz pensar constantemente nesse alguém. Muitas vezes com um sentimento apenas de carinho, de um estranho afeto, inexplicável talvez.

Será amor? Será amizade? Na verdade, o Amor se confunde muito com a Amizade, ou será o contrário? Por vezes julgamos amar uma pessoa, e na verdade o que sentimos é um forte sentimento de carinho, de amizade, de apenas e tão somente desejar que tudo esteja bem com esse alguém, que seja feliz. É assim uma amizade muito forte e sincera, que parece ser o amor, é uma sensação de bem estar quando apenas pensamos nesse alguém.

Certamente são sentimentos correlatos, pois amizade sempre será uma forma de amor, não aquele amor físico, que nos faz desejar a pessoa objeto de nossos pensamentos, mas um sentimento muito mais forte, sincero e bonito do que o amor propriamente dito.

Quando gostamos de uma pessoa, aprendemos a admirá-la por suas virtudes, apesar de seus defeitos,  assim como por suas idéias, embora por vezes não concordemos com elas, mas as respeitamos e até admiramos.   Às vezes, esse sentimento de admiração é confundido com amor, que na realidade é aquele intenso bem querer que talvez venha de muito longe, um sentir de nossa alma.

O amor é a personificação de nossos desejos mais secretos.  Começamos a amar e a admirar, quando vemos numa pessoa a conjunção de nossos ideais.
 
Muitas vezes esse amor irrompe dentro de nós por algum ídolo. Pode ser algum artista, escritor, poeta, pintor, cantor, atleta, enfim, por alguém que através de sua arte, atinge nossa alma.  Alguém que é a personificação de nossos sonhos mais românticos.

 Principalmente se estamos atravessando uma fase de carência afetiva, nossa alma é mais facilmente atingida.  Sentimos algo de mais profundo, e acreditamos firmemente que se trata de amor.  Por vezes, sentimos um forte desejo de estar com esse ídolo, e essa, não deixa de ser uma das mais lindas formas de amor, um amor etéreo, algo que poderá representar a realização de sonhos longa e lindamente acalentados. Não chega a ser importante a consumação desse amor.  É um amor sonhado, e muito real para nosso coração, e que deve mesmo ser curtido, até que possamos encontrar um amor mais real e palpável. Vale para a manutenção de algo lindo, que são nossos sonhos.

Aqueles sonhos secretos de infância, por exemplo.  De repente, surge na nossa frente alguém que representa tudo aquilo.  É o suficiente para nos apaixonarmos.  Pensamos ser esse o amor de nossa vida, mas nem sempre o é. Apenas devemos estar preparados para a volta à realidade, para que esta não nos machuque. E principalmente, sabermos separar as coisas, sabendo definir o que é o amor propriamente dito, e o que é uma amizade, e o que é aquela foprte admiração.

O amor físico, basicamente, é um sentimento efêmero, tem vida breve. O que perdura é o amor espiritual, cuja base é a amizade.  Casamentos que sobrevivem ao tempo tem uma explicação simples, qual seja, os conjugues passaram a ser parceiros.  Souberam conduzir aquela atração inicial para o amor, e do amor, para a amizade, responsável pela durabilidade da união.

Uma das coisas responsáveis para esse encadeamento de sentimentos, está representado pelo pensamento abaixo, vejam se não tenho razão:
"Saber admirar o belo na pessoa amada, é saber amar... Saber perdoar os erros, é saber amar ainda mais."

A primeira parte, está explicada.  Sentimo-nos atraídos por admirarmos o belo na pessoa amada.  Todavia, com a convivência, começamos a descobrir as divergências existentes, e saber entender que esses problemas são superáveis, é quando passamos da fase de atração inicial, para o amor, e depois a amizade.

Sentimentos de amor ou amizade à parte, vamos nos dar as mãos, desejando-nos, com todo carinho de nossa amizade, UM LINDO DIA.

        Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário