FASCINANTE

23/08/2013

Sabendo Superar Problemas

Quantas vezes temos que superar problemas para seguir em frente...
E é bom que os tenhamos, pois é o que nos poderá
dar forças para superar a tudo...
Ósculos e amplexos,
Marcial
*******

Faz parte de Lei da Vida que fatalmente sempre iremos encontrar  certas contrariedades que podem causar aborrecimentos,  pois nem sempre as coisas correm segundo nossos desejos, mas devemos encarar tais fatos como uma espécie de teste para nossa capacidade de reação. É sempre bom poder justificar o espaço que ocupamos no mundo. Sempre é bom provar que estamos vivos, e que a melhor maneira de fazê-lo, será sabendo reagir a essas eventuais contrariedades.

A propósito, volto a citar mais uma das pérolas de L’Inconnu, que se aplica muito bem ao tema:

"Quando parecer que tudo se volta contra você, pense apenas que o avião decola contra o vento, e não a favor dele."

Sem qualquer sombra de dúvida, eis aqui uma verdade incontestável.

Sempre teremos que encarar as famosas fases negativas, em que parece nada dar certo. Desde as pequenas coisinhas, como darmos uma topada com a unha encravada, comprar  um presente para alguém especial e descobrir que ela acabou de ganhar algo igual, e coisinhas assim, que por vezes incomodam muito, tais como aquelas mais importantes,  como a perda de um emprego, ou a falência da firma em cujas ações tínhamos aplicado nossas economias, ou descobrir que o grande amor de nossa vida não nos quer mais, ou ainda descobrir que aquela pessoa em quem tanto confiávamos nos aprontou uma grande falseta. 

Enfim, um sem número de situações que juntas ou isoladamente podem levar qualquer pessoa ao desespero, à descrença contra a humanidade.

Acontece que é justamente nessas horas que precisamos mostrar de que material somos feitos.

Temos que seguir o exemplo do avião, que garbosamente alça vôo lutando contra o vento e vencendo-o. Também podemos seguir o exemplo das aves, que quando percebem que o vento está muito forte, procuram voar de lado, tentando encontrar seu rumo com paciência e obstinação.

 Reparem que elas não desistem.  Podem pousar por alguns minutos, e voltam à carga com as forças recuperadas.  E vão tentando, até conseguir seu intento.  Mas não desistem.

Esse é o caminho. O que não podemos é desistir aos primeiros obstáculos que nos surgem pela frente. Aliás, para as pessoas de têmpera, são esses contratempos que dão sabor melhor às vitórias.  Vocês já repararam que nunca damos o devido valor para as coisas facilmente conseguidas? Agora quando somos exigidos, quando precisamos mostrar de que material somos feitos, podemos expor os resultados conseguidos e dizer que ali tem muito de nós, tem nosso valor, é enfim, o resultado de nossa capacidade, de nossa real competência.

E isso começa desde cedo.  Vocês já repararam a expressão de suprema felicidade de uma criança que consegue dar os primeiros passos? É a primeira grande vitória de sua vida.  Foi conseguido por seu próprio mérito.  Claro que teve o apoio e o estímulo de seus pais.  Talvez se estivesse absolutamente só não teria conseguido.  Não saberia como fazê-lo. Mas a grande decisão que o levou a dar os primeiros passos foi sua. A resposta à pergunta que se formou em seu íntimo: ficar na comodidade do engatinhar, ou tentar andar?

Quantas vezes nos vimos nessa contingência de dar "os primeiros passos" em nossa vida? Numa mudança de emprego, numa decisão importante, num casamento, numa viagem.  Enfim, nossa vida é plena de "primeiros passos", e temos de ter a coragem de dá-los.

Quantos tropeções já tivemos? Quantas pessoas ficam pelo caminho, caídas, aos primeiros tropeções?  Apenas por não terem tido a coragem de enfrentar a adversidade. E quantas pessoas conseguiram grandes êxitos após ter sofrido grandes quedas? É nas adversidades que podemos mostrar se temos valor.

Não quero dizer com isso que o êxito fácil não tem valor.  Tem. Mas, convenhamos, é mais gostoso e dá muito mais emoção quando nosso time ganha com um gol no último minuto da prorrogação, do que quando ganha por 10 a zero.  A vitória foi suada, mostrou o valor dos jogadores que não desistiram de buscá-la até o último minuto.

Assim é nossa vida... Só podemos desistir, quando damos o último suspiro.  Até lá, temos o dever para conosco mesmo de procurar nossos objetivos.


Assim sendo, que todos tenhamos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário