FASCINANTE

16/08/2013

Procurando A Felicidade

A felicidade  parece ser um sonho impossível, mas é algo
que está a nosso alcance. Basta saber encontrá-la em nosso interior...
Osculos e amplexos,
Marcial
******
                   

Sempre estamos em busca da felicidade, mas nem sempre conseguimos descobrir que ela está a nosso alcance, e assim, muitas vezes, sem sabermos o porque, sentimos uma certa melancolia, uma desconfortável sensação de que algo não vai bem.  Sequer sabemos definir o que não vai bem, nem porque estamos "de maré baixa".  Existe um termo muito bonitinho, pois costumamos dizer que "estamos deprê".
É preciso entender que o verdadeiro conceito de felicidade ou infelicidade, é a diferença que existe entre as nossas habilidades, aquilo que sabemos fazer,  e as nossas expectativas, ou seja, aquilo que pretendemos fazer, esta é que é a grande verdade, pois muitas vezes desejamos muito fazer alguma coisa, atingir algum objetivo, mas esbarramos em um obstáculo quase intransponível, ou seja não sabemos como chegar lá.
Convenhamos que sempre é frustrante alguém querer muito conseguir alguma meta, e descobrir que não sabe como fazer para atingi-la,  e nem  tem a habilidade necessária para fazê-lo, e nesse caso, temos duas alternativas, e assim, ou vamos à luta para aprender os meios de conseguir chegar lá, ou simplesmente entregamos os pontos e desistimos de nossos projetos.  E é aí que a porca torce o rabo.
Uma desistência sempre é frustrante.  É extremamente desconfortável ver-se nessa situação de impotência de ter que desistir de um sonho por absoluta incapacidade.
Isso acontece quando sonhamos alto demais, quando nos impomos objetivos inalcançáveis.  O grande segredo consiste em estabelecer limites compatíveis com nossas possibilidades e recursos.
O progresso paulatino é melhor método.  Uma expressão antiga dizia que era impossível "abraçar-se o mundo com as pernas", e isso continua sendo, e assim, se queremos muito conseguir alguma coisa, temos que sentir que possibilidades teremos, e o que teremos de fazer para consegui-lo. 
Com um planejamento feito poderemos saber se o projeto é exequível.  Em sendo, se compensará nos atirarmos à luta para conseguir executá-lo.  Praticidade é o segredo.
Por vezes, a frustração de não conseguir realizar um projeto nos impede de ver que ele não seria útil para nosso futuro.  Iríamos esgotar recursos para sua consecução, sem que houvesse benefícios futuros. Se houvéssemos planejado adequadamente, poderíamos detectar o problema.
E, principalmente, há que se ter presente que devemos contar unicamente com nossos próprios recursos individuais, pois nem sempre poderemos contar com ajuda de quem quer que seja, pois as pessoas com quem podemos contar, nem sempre estão dispostas a tanto.
Assim sendo, um dos melhores meios de se evitar a desconfortável sensação de infelicidade é sempre traçarmos nossa vida por rumos adequados às nossas condições e possibilidades.  Sonhar muito alto, muitas vezes provoca grandes quedas.  Sonhar sim, mas dentro de limites razoáveis, sabendo traçar o caminho.
Saber usar nossa energia interior é o ponto fundamental para que possamos sempre fazer de cada dia UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário