FASCINANTE

14/08/2013

Nosso Destino Sem Desatino


 Nossa vida é regida pelo Destino,
ou será que nos é fazemos nosso Destino?
Nessa dúvida, não devemos nos entregar ao desatino...
Osculos e amplexos,
Marcial
*******
                              
Algo que já foi muito discutido e estudado, mas ainda não se chegou a uma conclusão definitiva, é o assunto sobre o que é o Destino, sendo que alguns dizem que nosso destino é traçado no momento em que nascemos, e não existe nada que poderá modificá-lo.  Neste caso, sugiro que todos devemos nos dirigir para o local mais confortável possível, e que lá fiquemos sentados quietinhos, esperando que ele se cumpra.   Se já foi traçado, e se nada pode modificá-lo, de nada adiantará tentar mudá-lo.

Contudo, existe uma outra versão que afirma que o Destino está totalmente em nossas mãos, e que nós é que devemos moldá-lo a nosso bel prazer, dando o devido destino ao Destino, e neste ponto de vista, existe alguma coerência, embora seja algo controverso,  pois existem fatores diversos, muitas vezes trazendo fatos que nos obrigam a desviar de nossa meta.

Não será este fato provocado pela inexorabilidade do Destino e que estamos tentando modificar? Então ele reage, como que mostrando que nosso caminho não é aquele, mas outro.

Parece que estamos chegando a um consenso. Realmente existe algo de digamos, pré-determinado na coisa toda.  Vocês podem notar que muitas vezes somos como que "empurrados" para determinados caminhos.  Podemos reagir contra essa tendência, mas após algumas voltas, eis que o mesmo caminho surge novamente, como que a dizer: Ainda está em tempo...

Existe também nosso livre arbítrio, pelo qual podemos escolher como reger nosso Destino.  Entendo estar na conjunção das duas idéias, o porque de algumas pessoas conseguirem sucesso na vida, e outras não.  Ou seja, aquelas cujo livre arbítrio esteja "em sintonia" com o Destino, desenvolvem seu trabalho, suas aptidões da melhor maneira possível, ao passo que aqueles que "forçaram" a barra, encontram mais dificuldades.


Realmente é difícil chegar-se a essa "conjunção", pois nem sempre conseguimos "enxergar" ou "entender" o tal do Destino. Chega-se a levar quase que uma vida inteira para entender o que desde o início estava à nossa frente, e não víamos.

Coisa muito parecida aconteceu comigo.  Levei 62 anos para entender a coisa toda, ou seja, que poderia ter algum talento para escrever, mas a necessidade de ganhar a vida, o sustento da família, são fatores que muitas vezes nos impedem de enxergar o que está bem ali, na ponta do nariz, como que nos mostrando o caminho que não sabemos ou não queremos enxergar.

Algo que desejo tentar passar para os mais jovens, é que saibam ler dentro de si, que procurem saber entender sua real vocação, não se deixando levar pelo que outros achem ser o melhor para vocês.
 
Conseguindo enxergar seus talentos, e desenvolvê-los, é meio caminho andado para o sucesso. O outro meio caminho vai depender de sua determinação, de sua real vontade de "chegar lá". 
Não se esqueçam de que, se conseguirmos nos entender com o destino que podemos dar a nosso Destino, temos que usar também nosso livre arbítrio, nossa vontade para ajudar o Destino a se cumprir.

Não depende só de nós, nem depende só dele, mas sim da combinação das duas coisas, de encontrar o caminho, e de lutar para percorrê-lo.

Só para finalizar, quero transcrever um recado deixado por João Freire Filho, grande poeta carioca:
"Por tanto que me tem dado, pelo riso e pelo pranto,
 Destino, muito obrigado, nem sei se mereço tanto".

Este, sem dúvida, foi um que soube encontrar seu destino, e lutar por ele.

O destino me reservou uma missão para hoje, desejar a vocês todos UM LINDO DIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário